Este blogue vai sair da casca e as lições que aprendi em 6 meses a blogar

“Buckle up your seatbelt, Dorothy, 'cause Kansas is going bye bye”

Meus queridos e entusiastas leitores e leitoras, eis que chegamos a um momento crucial na curta vida deste blogue. Por causa do vosso apoio, incentivo e comentários espectaculares o blogue cresceu e as roupas deixaram de lhe servir.

Por isso, é com muito prazer que anuncio que vou mudar para um plano de alojamento próprio. Vou voltar ao antigo domínio deste blogue: batidodemorango.blogspot.com durante a próxima semana enquanto decorre o processo de transferência do blogue para wordpress.

O feiticeiro de Oz (clássico da MGM)

É um processo lento e chato, uma vez que todos os que subscreveram o blogue através do feed rss e do e-mail vão ficar sem acesso aos conteúdos. Mas é melhor dar o salto mais cedo do que tarde demais.

Por tudo isto peço desculpa. É um mal necessário para que eu possa alcançar os objectivos a que me propus este ano (e não, não vou revelar que objectivos são esses!). Para 2011 tenho dezenas de surpresas preparadas para vocês, por isso espero que possam acompanhar-me nesta jornada.


“Mas Ana, não estás bem com aquilo que tens?”

Não, e tenho um artigo pronto com as minhas razões para mudar para wordpress com alojamento próprio, e porque penso que deves fazer o mesmo para levar o teu blogue para o próximo nível. Motivos que apenas vou revelar quando o blogue reaparecer de cara lavada.

Vou manter o mesmo domínio: www.arevolucaodamente.com. Mas só quando iniciar a transferência posso dizer com certeza quanto tempo vai demorar até poderem ver o novo blogue.

Entretanto podem manter-se atentos aos meus tweets ou podem enviar-me um mail para anaspreis07@gmail.com a avisar que querem ser notificados quando o blogue for novamente para o ar.


O que aprendi em 6 meses a blogar



  • O blogue não é sobre o autor
Neste blogue eu uso as minhas experiências e personalidade como ponto de partida. Mas o blogue nunca é sobre mim. O blogue deve sempre ser sobre e para os leitores, senão mais vale contentarmo-nos em escrever um diário que guardamos só para nós.

Para manter um bom blogue (de sucesso ou não) é preciso aprender a colocar-nos ao serviço dos outros. Mas o truque aqui é que não existem tantas diferenças assim entre autor e leitor.

O autor apenas pega nas suas próprias dúvidas e problemas e mostra como acabou por os resolver. E esses problemas e dúvidas nunca são únicos do autor, existem centenas ou milhares de pessoas com os mesmos problemas, e o blogue deve ser para essas pessoas.


  • Tráfego? Para quê?
Estou a preparar um artigo onde vou discutir este tema com mais detalhe. Mas antes de lá chegar há algo que gostava de deixar muito claro: nos primeiros tempos vigiar as estatísticas só vai matar a nossa motivação.

Além do mais, o hábito de vigiar o tráfego cedo se pode converter em vício. Um vício do qual acabaremos por depender emocionalmente. Por isso, quando o nosso objectivo é crescer e ajudar os outros a fazer o mesmo o importante não é quantidade de pessoas que lê e comenta os teus artigos.

O importante é que tu, enquanto autor, não percas de vista o teu objectivo e aprendas a construir a tua própria motivação (o que fazer quando o teu blogue deixa de crescer).


  • O importante é criar laços
Isto é algo que poucos compreendem. Se as pessoas gostarem do teu blogue elas vão divulgar! Não é preciso andar para aí, como vejo muitos, a pedir para seguir, para fazer troca de links, etc. e tal.

Cria uma relação com os teus leitores. Escreve, interessa-te e responde aos comentários. Não é preciso ir por aí a atirar tweets e comentários de forma desesperada. Aprende a divulgar com a cabeça. A deixar-te envolver pelas pessoas.

Não queiras ser um sucesso instantâneo. A não ser que queiras ser como uma estrela cadente, e sabes o que dizem sobre elas: brilham intensamente por um instante e depois deixam pouco mais do que um rasto enquanto se precipitam para a escuridão.


  • Dá, dá, dá e quando achares que deste demais continua a dar
Estás a blogar há algum tempo e por vezes sentes um sabor amargo de quem já escreveu mais do que era suposto. Já te aconteceu? Sim? Então estás no bom caminho.

Como uma professora me disse (apesar de termos tido as nossas desavenças): “se nunca passares os teus limites nunca saberás até onde podes ir”. Por isso, faz de idiota se for preciso, escreve com o coração e não apenas com a cabeça.

Eu sei que para muitos é uma sensação estranha, abrirmo-nos com uma tela em branco num ecrã de computador. Parece uma relação artificial. Mas a verdade é que alguém há-de ouvir e alguém há-de dar valor, nem que sejas tu mesmo daqui a alguns meses ou anos.

Eu sei que por vezes manter um blogue, principalmente em língua portuguesa, é como alimentar um poço sem fundo. Dia após dia ficamos à beira do buraco escuro atirando alimento e os nossos mais valiosos conhecimentos, e nada parece mudar.

Mas um dia, esse poço escuro vai transbordar e só o verás quando tiveres a capacidade de persistir, de voltar e de o alimentar todos os dias.


  • Não dificultes a vida aos teus leitores
Claro que não podia terminar sem escrever sobre os aspectos mais técnicos de ter um blogue. Já escrevi um artigo sobre isso (agora parece que foi noutra vida) que continua super actual.

O blogue não é para ti, é para os teus leitores. Por isso, em vez de apostares num layout confuso, com letras minúsculas, com imagens, imagens e mais imagens sem fim, com música na página principal e widgets que não ajudam ninguém… recomendo que deixes de olhar para o blogue por uns tempos. E quando o voltares a olhar para ele pergunta-te: “o que posso fazer para simplificar mais o blogue?”

Quando se trata de widgets ou plugins, menos é melhor. E tens que te perguntar o que é que queres dos teus leitores: que leiam os teus textos ou que fiquem hipnotizados com o gatinho e umas letras a piscar?

Claro que não escrevi tudo o que queria escrever. Por isso, se quiserem deixar uma crítica, sugestão ou elogio eu cá vos espero.

Até breve.

5 comentários:

Denielly | 7 de janeiro de 2011 às 12:27

Te desejo muito boa sorte nesta nova casa para seu cantinho!

Em relação as dicas aprovo todas!

E acrescento que blog não é uma obrigação diária e sim uma distração amadurecedora!

Parabéns pelo super post!

Sucesso!

=D

Jackie Freitas | 7 de janeiro de 2011 às 12:32

Olá Ana querida!
Parabéns, minha linda! Sucesso, muito sucesso nessa nova empreitada! Tenho certeza que esse passo é importante e fundamental para que você possa melhorar cada vez mais o seu trabalho. Percebo que você escreve com prazer e isso torna tudo muito gratificante...tanto para nós, leitores, como para você, autora. Concordo com as razões colocadas e acho que vamos descobrindo e obtendo essas respostas na medida que aprimoramos nosso trabalho! Que os seus objetivos sejam alcançados e, de minha parte, pode contar com o prestígio! Descobri recentemente esse espaço como um ótimo lugar para leituras maravilhosas!
Parabéns!
Grande beijo,
Jackie

Ana Reis | 7 de janeiro de 2011 às 12:43

Olá Deny! Muito obrigada por tudo (pela visita, comentário e força!).
Estou desejosa de levar esta blogue para outro nível. E acho que não posso esperar mais por isso.
Concordo com o que escreveste: blogar não deve ser uma obrigação diária. Porque assim que se tornar uma obrigação a nossa motivação vai voar pela janela. Falo por experiência própria. Um grande abraço

Olá Jackie, é um prazer ter-te de novo no blogue. Muito obrigada, este é mesmo um passo importante para mim, nem eu tinha percebido o quão importante é.
Nesta matéria estou a seguir o meu coração, por isso, com certeza que, com mais ou menos previstos vai dar tudo certo.
Para mim (e imagino que para ti também) tem sido um imenso prazer ir descobrindo aos poucos os "segredos" da blogosfera e ter a oportunidade de conhecer pessoas fantásticas e crescer com isso. E muito obrigada por todo o apoio Jackie, é o meu desejo fazer sempre mais e melhor. É uma excelente oportunidade para mim, crescer enquanto pessoa e escritora (uma oportunidade única mesmo) e ter a possibilidade de inspirar e ajudar outros a fazer o mesmo.
Um grande abraço

Yolanda Hollaender | 8 de janeiro de 2011 às 11:22

Amiga Ana, tenho acompanhado as leituras pelo Newsletter, sempre com muita satisfação. Fico feliz que esteja em ascensão...
Fiz questão, neste momento, de deixar registrado minha simpatia pelo seu espaço e pelo ótimo conteúdo que você nos proporciona.
Sucesso na nova casa - estarei aguardando a inauguração.
Meu afetuoso abraço,
Yolanda

Ana Reis | 8 de janeiro de 2011 às 22:40

Olá Yolanda, muito obrigada por todo apoio que me tem dado nesta jornada. Se cheguei a este ponto foi por todo o incentivo e pelos comentários fantásticos que pessoas como você foram deixando no blogue.
Mudar de "casa" neste momento é algo que me deixa muito feliz. E um excelente início do novo ano.
Um grande abraço

Enviar um comentário

Leia os artigos antes de comentar.

E se quiser seguir a discussão basta clicar em "Subscrever por e-mail" para receber todas as novas mensagens deste artigo no e-mail.

Related Posts with Thumbnails