6 razões para adquirir um alojamento próprio

Extreme Makeover edição blogues!


Depois de quase uma semana fora do ar tenho que admitir que foi a minha "pouca" experiência nestas andanças que atrasou todo o processo. Mas atrasos aparte espero que gostem do resultado...

Antes





Depois




Mudar para wordpress com alojamento próprio era uma ideia que andava a chatear-me à algum tempo. Tentei ignorá-la e empurrá-la para um canto escuro da minha mente. Mas essa ideia continuou a assombrar-me, como um elefante gordo numa sala apertada que não deixa ninguém respirar.

Ora, esse elefante gordo obrigou-me a ignorar os medos infantis que estavam a conter a minha vontade de arriscar. E nesse momento percebi. Percebi o que me levava a desejar levar este blogue ao próximo nível. E é sobre isso que eu quero hoje escrever...




As vantagens de um alojamento próprio...


Apesar dos blogues não terem consistência física palpável (suponho que não se possam apalpar bytes...) eles precisam de um espaço para crescer. E o blogger serviu esse propósito por uns tempos, mas percebi que, nessa plataforma, o blogue não era realmente meu.

Na internet existe sempre mais do que um de tudo. Para cada programa pago é possível encontrar uma solução gratuita: se escavarmos o suficiente e se estivermos dispostos a perder tempo com isso. E como o blogger era minha solução gratuita eu simplesmente deixei de escavar e acabei por me conformar, até que a sua falta de flexibilidade e o meu curto horário começaram a deixar-me com dores de cabeça.

A primeira vez que ouvi falar de wordpress foi à cerca de um ano. Nesta altura, se alguém me falasse em adquirir alojamento próprio, pensaria que me perguntavam se queria uma casa só para mim...

Mas depois de horas a absorver muita informação sobre o tema posso finalmente defender a opção de mudar para wordpress com alojamento próprio.

1. Wordpress tem uma comunidade desvairada de fãs


E depois? Perguntas tu e muito bem. Ao início pensava que isso não teria qualquer relevância. Mas já reparaste como é difícil encontrar apoio e aplicações excelentes para o Blogger?

Tens todo o direito de discordar, não quero que penses que estou a tentar vender-te pão do dia anterior.

Mas a verdade é que a quantidade de fãs quase obsessivos do Wordpress (eu incluiu-me nesse grupo) é algo muito vantajoso para nós. Porque, para além da imensa quantidade de blogues com tutoriais sobre o tema, existem também milhares de plugins e themes excelentes gratuitos disponíveis e o seu número não pára de crescer.

2. É uma plataforma flexível com grande potencial de expansão


Não estou a criticar o Blogger com este artigo e, se não desejas mudar para wordpress ou comprar um plano de alojamento sugiro que pares de ler, já!

Agora que já só cá está quem realmente se interessa pelo assunto podemos continuar.

O blogger está em expansão, mas, para já apenas consegue arranhar certas funcionalidades que o Wordpress já teve tempo de inventar e aperfeiçoar pela experiência de muitos usuários. Por isso, a plataforma gratuita ainda tem muitas deficiências. Para não falar da quantidade de horas que eu já desperdicei à procura de certos widgets que nunca cheguei a encontrar.

Que o blogger está a crescer, é uma verdade que não podemos negar, mas ainda não cresce rápido o suficiente. Por isso, a decisão aqui depende dos teus próprios objectivos. Se te sentes mais do que confortável num alojamento gratuito então acaba aqui a discussão.

3. Fica barato comprar um plano de alojamento nos dias que correm


Barato? Sim, já calculaste o custo de abrir um negócio fora da internet? Demorar três anos a recuperar o investimento inicial é considerado algo muito bom.

Incrivelmente a palavra negócio continua a ter uma conotação negativa na mente das pessoas. Associamos negócios a "roubar os ingénuos" muitas vezes sem nos apercebermos disso. É o preço a pagar por anos de notícias sobre corrupção. O dinheiro tornou-se algo sujo capaz de distorcer o coração das pessoas, mesmo das mais nobres.

Mas exageros aparte, sugiro que em vez de negócio olhes para o teu blogue como uma empresa. Uma entidade com personalidade própria. O custo de alojar um blogue com Wordpress é incrivelmente baixo e fácil de sustentar.

O problema é que nós adoramos exagerar a nossa falta de dinheiro. Pelo menos no meio de estudantes a frase "não tenho dinheiro" tornou-se mais popular que um simples obrigada. Mas a verdade é que, em vez de gastares o dinheiro todo nas saídas à noite, naquela mala espectacular, nas idas constantes ao cinema, nos almoços e jantares fora, naqueles sapatos fenomenais... em pouco tempo juntas dinheiro mais do que suficiente para compensar o teu investimento. E não é preciso passar fome por isso.

4. Passamos a ser donos dos nossos blogues


Com alojamento próprio o blogue é totalmente nosso, não ficamos dependentes das políticas de terceiros. Nem corremos risco de ser eliminados por um capricho do nosso serviço.

Além disso, pagar para manter o blogue obriga-nos adoptar uma atitude mais responsável a acaba por motivar o nosso crescimento. Impede-nos de desistir mesmo quando os nossos resultados são pouco impressionantes.

E isso é importante. Porque o sucesso não é uma questão de sorte é uma questão de fazer as coisas acontecer. Podemos ter ideias brilhantes, mas se não as fizermos acontecer, se não investirmos nelas, bem, não nos serve de nada.

O que interessa não é a grandiosidade dos nossos planos, mas a capacidade de os levar até às últimas consequências (podes ler: O maior inimigo do sucesso).

5. Credibilidade e relevância


Vamos ser sinceros por um momento. Quem navega frequentemente pela blogosfera normalmente: 1) tem um blogue, 2) quer ter um blogue e/ou 3) sabe bastante sobre blogues. Portanto, um domínio com blogspot.com ou wordpress.com e um alojamento gratuito costuma ser uma marca de amadores. Há excepções, claro que as há, isto não nenhuma regra, é apenas uma crença partilhada por muitos webmasters.

Um alojamento próprio é a marca de quem assume uma atitude séria perante o seu blogue e perante os seus talentos. E a primeira impressão continua a ser importante. O nosso blogue é como a roupa que vestimos para ir a uma reunião de trabalho e os argumentos que temos sempre na ponta da língua, se os descuidarmos é normal que não reparem em nós, por muito boas que sejam as nossas palavras.

6. Estou a acreditar e a apostar em mim


Se a blogosfera fosse uma corrida de cavalos, comprar um alojamento próprio seria como apostar no nosso próprio cavalo. Ou pelo menos é isso que eu penso.
Deixei este ponto para o final porque é uma opinião muito pessoal.

Enquanto estava no blogger encarava o meu blogue como uma brincadeira. Nada de sério. E percebi agora que essa atitude apenas estava a esconder uma coisa: medo. Medo que alguém me viesse dizer-me que eu não tinha talento, que devia desistir do meu projecto. E por isso mantive-me confortavelmente afastada de qualquer risco para não ter de lidar com essa possibilidade.

Tinha medo que alguém pudesse destruir as minhas esperanças. E, por isso decidi não acreditar nas minhas capacidades. Assim não teria de sofrer.

Portanto, mudar para alojamento próprio teve para mim um significado emocional. Porque, ao fazê-lo decidi também que era o momento de parar de brincar e de assumir as minhas paixões sem fugir das consequências. Talvez explore esta questão mais a fundo noutro artigo, fica ao vosso critério.


Até lá podem ler mais sobre este tema pela mão de blogueiros espectaculares:

E tu, alguma vez pensaste em apostar num plano de alojamento próprio para o teu blogue?

6 comentários:

Toni Durden | 14 de janeiro de 2011 às 14:57

Olá Ana,

Parabéns pela mudança!

Acho que tomaste a decisão correta. Ter o blog no domínio próprio e usando uma ferramenta como o Wordpress dar-te-á muito mais opções para lidar com o blog.

Se precisares de algo, contacta-me!

ana_reis | 14 de janeiro de 2011 às 17:51

Olá Toni, bem-vindo ao revolução da mente!
Ainda só estou à uns dias no wordpress e a diferença é gigante. Sinto-me muito melhor nesta plataforma, sinto que posso crescer muito mais e que não estou tão limitada.
Se precisar de ajuda eu peço :)
Um abraço

Maiswebmarketing | 14 de janeiro de 2011 às 18:48

Parabéns pela "transformação" para muito melhor!
Agora já tens as ferramentas, a partir daqui é sempre a evoluir!

Qualquer dúvida podes ir ao meu Blog, ou manda e-mail, terei todo o gosto em ajudar no que eu souber!

Cumprimentos.

ana_reis | 14 de janeiro de 2011 às 19:04

Olá Miguel! Obrigada pela visita e pelo comentário.
Mudar de blogger para wordpress foi como mudar de um barco a remos para um avião. Eu sabia que esta era uma boa plataforma, só não sabia era quanto.
Está a ser muito bom descobrir todas as funcionalidades.
Um abraço!

SamantaSammy | 15 de janeiro de 2011 às 23:58

Olá querida !!!

uauu que bom que conseguiu enfrentar o elefantão e realizou seu desejo !!
Gostei da relação de vantagens e das dicas de onde podemos conseguir mais informações !! Obrigada por compartilhar !!
Agora, confesso que fiquei com água na boca... Será que o elefante veio me assombrar ? hehe
Grande beijo !!

Ana Reis | 16 de janeiro de 2011 às 12:01

Olá Sam! É muito bom receber uma visita sua no novo blogue :)
Depois de tão pouco tempo no wordpress já sinto que esta foi das melhores decisões que tomei.
Mudar para a alojamento próprio é uma ideia contagiante, foi assim que começou para mim: li um artigo sobre o assunto, depois li outro, e mais outro! Se daqui a uns tempos voltares a ler algo sobre o tema e sentires "água na boca" é porque, provavelmente, sentes necessidade de crescer enquanto blogueira. E isso é óptimo!
Estou curiosa para ver se ficaste contagiada.
Um grande abraço

Enviar um comentário

Leia os artigos antes de comentar.

E se quiser seguir a discussão basta clicar em "Subscrever por e-mail" para receber todas as novas mensagens deste artigo no e-mail.

Related Posts with Thumbnails