O que fazer quando o nosso blogue deixa de crescer

Inspirado pelo artigo de Scott Young: Routine is the Enemy of Good


Começas um blogue e, nos primeiros meses, dedicaste a ele de corpo e alma. A cada artigo que escreves sentes que superas as tuas próprias expectativas e continuamente devoras as dicas doutros blogues de sucesso. A cada artigo que lês revês as tuas prioridades e continuas a inovar na arte de blogar na esperança de que as tuas palavras saiam dos limites do familiar e amigo e cheguem a outras pessoas e ao mundo lá fora.

Depois de um mês a blogar sentes-te um herói por ter chegado tão longe e orgulhoso de cada vez que pensas no teu pequeno projecto. Depois de dois meses continuas a sentir esse orgulho, mas começas a sentir uma pontada de tristeza pela falta de comentários e visitas. Depois de três meses notas já uma certa angústia a aflorar quando te deparas com o sucesso de outros blogues.



Boredom (créditos da imagem: Corrado Alisonno)

Aos quatro/ cinco meses a situação mantém-se, já tens alguns comentários e as visitas parecem crescer ligeiramente devido a todas as dicas que foste implementando ao longo do tempo. Mas, ao ouvires histórias de pessoas que tiveram sucesso em pouco mais de três meses, começas a pensar em desistir. Depois de seis meses de fraco crescimento deixas de te sentir motivado para continuar, olhas para os outros blogues e pensas que te falta algo para chegar ao topo... e se a situação não se alterar, em breve chegou o momento de atirar a toalha e dar por terminada a tua aventura.

Este sentimento de paralisia é conhecido por muitos blogueiros, mesmo entre aqueles que atingiram já um sucesso relativo. É como estar numa enorme sala de espera, aguardando que se abra a porta que nos vai levar a uma nova fase das nossas vidas.


Quando o sucesso não bate à porta...

Lidar com a falta de sucesso é um autêntico teste às nossas capacidades. No entanto é também uma oportunidade para aprender valiosas lições:


  • A ausência de sucesso não significa que fracassamos
Ouvir demasiadas histórias de sucesso pode levar-nos a criar expectativas demasiado altas. E quando o sucesso demora mais do que esperamos torna-se fácil perder a motivação.

Mas quem pode dizer-nos, com segurança, que fracassamos? Na verdade, ninguém, a não ser nós próprios. O poder de eliminar o nosso blogue e dar por terminada a nossa aventura está exclusivamente nas nossas mãos.


  • O sucesso vem dos outros e não de nós
Devemos aprender a separar a nossa necessidade pessoal de sucesso do processo de criação de conteúdos para o nosso blogue. Porque a falta de sucesso pode ser devastadora e pode até minar a nossa criatividade.

Por vezes, o sucesso demora mais do que esperamos porque precisamos ainda de aperfeiçoar os nossos talentos ou simplesmente porque ainda não nos deparamos com uma boa oportunidade para mostrar o nosso valor. Mas é sempre algo que não podemos controlar. Sozinhos não podemos alcançar o reconhecimento, ele parte sempre dos outros.


  • O sucesso não aumenta a nossa paixão e criatividade
Ser reconhecido por outras pessoas pode fazer maravilhas pelo nosso ego e auto-estima, mas não vai aumentar a paixão que sentimos ao blogar. O reconhecimento não tem que definir os nossos talentos, é apenas uma recompensa e não uma fonte de criatividade e motivação.



  • Alguns grandes talentos demoraram anos a ser reconhecidos
J.K.Rowling é uma escritora talentosa a gozar de um estrondoso sucesso, mas nem sempre foi assim. O sucesso duradouro requer experiência e maturidade, porque é necessário que estejamos preparados para lidar com ele.


A ausência de sucesso, seja em que área for, não deve diminuir o nosso valor. Porque, muitas vezes, é na sua ausência que superamos as nossas próprias expectativas.

Os elogios precoces podem diminuir a nossa motivação para continuar a inovar: levam-nos a parar os nossos esforços cedo demais, diminuindo a possibilidade de desenvolvermos o nosso verdadeiro potencial.


Enfrentando a ausência de sucesso

O primeiro ano como blogueiro deve ser encarado como um ano de aprendizagem. Por isso, enquanto não chega a merecida recompensa pelos nossos esforços devemos:


     1) Continuar a refinar a nossa arte

Ás vezes a sensação de não estarmos a evoluir é apenas aparente. Todas as horas perdidas, todos os artigos que não chegam sequer a ser publicados, todo o tempo “perdido” a ler e a comentar outros blogues estão apenas a aumentar a nossa experiência. Não deves ter medo de errar.

São esses erros em conjunto com a nossa experiência que vão construindo a nossa autoridade e credibilidade. Deve ser a nossa paixão a sustentar os nossos esforços e não o nosso sucesso.


     2) Procurar sempre inovar

Se estivermos constantemente a colocar desafios a nós próprios, a procurar ir para além dos nosso actuais limites, a abraçar dificuldades que actualmente parecem impossíveis de ultrapassar estamos a renovar a nossa motivação. Se realmente amas blogar, novos desafios podem ser como uma lufada de ar fresco para o teu blogue.


     3) Aprender a parar

Quando deixamos de desfrutar do nosso blogue e deixamos de sentir alegria ao escrever artigos significa que, interiormente sabemos que estamos a fazer algo que não nos agrada. Nesses momentos é muito importante aprender a parar, para podermos rever as nossas prioridades.

Ás vezes o tema do blogue deixa de nos preencher, às vezes ao tentar dar aos nossos artigos um tom mais “comercial” podemos sentir que nos estamos a afastar dos nossos princípios.

Steve Aitchison sugeriu um exercício interessante para descobrirmos os nossos princípios:

Numa página em branco vai escrevendo todos os comportamentos que não gostas nas outras pessoas. O contrário desses comportamentos e atitudes são as qualidades que mais admiras e, desde logo, são os princípios pelos quais reges a tua vida, quer sejas consciente disso ou não.


Exemplo: Não gosto de pessoas que adoram o som da sua própria voz e não sabem escutar. O que significa que admiro a capacidade de saber ouvir os outros e de respeitar as suas opiniões.


É a partir destes princípios que deves construir o teu blogue. Não a partir dos princípios que os outros dizem que deves adoptar. Se te conseguires manter fiel a ti próprio é muito mais fácil manter a motivação quando não crescemos tão rápido quanto gostaríamos.

No fundo, o nosso crescimento enquanto escritores e, como consequência, o crescimento dos nossos blogues dá-se mais por saltos irregulares do que de forma constante. O crescimento não é um processo lógico, é antes um caminho caótico e uma experiência desorganizada. Se amas blogar esquece o sucesso para já e limita-se a refinar os teus talentos, eventualmente uma oportunidade aparecerá e, nesse momento, estarás mais do que preparado para mostrar aquilo que vales.

E vocês, alguma vez pensaram em desistir do vosso blogue?

Mais uma vez, os comentários são todos vossos.

13 comentários:

Irismar Oliveira | 10 de dezembro de 2010 às 00:08

Fui me analisando a cada mes que o artigo ia falando,srsrsr. Gostei de + desse artigo principalmente para os novatos como eu. Muito obrigada pro partilhar essas dicas. Uma boa noite

Ana Reis | 10 de dezembro de 2010 às 10:38

Olá Irismar! Obrigada pelo comentário e pelo elogio. No fundo todos temos um pouco de novato, porque às vezes fica mesmo impossível acompanhar o ritmo de crescimento da internet.

Desejo-lhe muita sorte com o seu blogue!

Um abraço

Miguel Lucas | 10 de dezembro de 2010 às 15:24

Olá Ana, o seu artigo é deveras pertinente, sem dúvida uma mais valia para quem como eu bloga à pouco tempo e enevitavelmente nos deparamos com a incerteza do sucesso.
Sem dúvida que deveremos tentar perceber as razões pelas quais queremos publicar artigos e até onde estamos dispostos a ir. O artigo permitiu-me rever algumas questões que me deram força para me manter no caminho que vislumbro.

Obrigado pelo alerta.

Abraço

Ana Reis | 10 de dezembro de 2010 às 15:41

Olá Miguel. Muito obrigada pelo seu comentário. O que me levou a escrever este artigo foi mesmo o facto de saber que existem muitos blogueiros a lidar diariamente com a sua própria incerteza e insegurança.

Num lugar como a internet é muito fácil perdermos o rumo. Foi o que me aconteceu à pouco tempo. Para quem lê muitos blogues acaba por ser fácil esquecer as nossas verdadeiras razões para blogar...

Muita sorte e força com o seu blog. Tenho a certeza que se continuar o que tem feito até à data o sucesso virá rapidamente.

Um abraço

Classificados Grátis | 10 de dezembro de 2010 às 21:51

Olá Ana, gostei muito deste artigo.
E olhe que não se aplica só aos blogs. Eu diria que se aplica a quase todos os sites na internet.
No meu caso é um site de classificados, mas o problema tenho problemas semelhante. Quero sempre saber quantas visitas tive, quantos novos anúncios, quem fez "like" no facebook, ou me segue no twitter...
Até aí é tudo igual. Apenas difere no que podemos fazer para melhorar ou divulgar melhor os nossos sites. Quem bloga pode melhorar a sua escrita, escolher outros temas, na esperança de atrair mais visitantes. No meu caso é um pouco mais complicado, pois não depende tanto de mim. Resta-me establecer parcerias, passar a palavra, e divulgar o melhor possível o meu site.
Mas, com empenho e dedicação lá chegaremos :)

Pedro T | 10 de dezembro de 2010 às 23:06

Olá Ana,
este artigo descreve exactamente aquilo que acontece a todos os blogueiros que iniciam e depois querem logo ver resultados. No entanto, se há algo que já aprendi ao fim destes 3 anos como blogger, é que o sucesso surge se for alicerçado em trabalho contínuo. E isso nem sempre é fácil. Mas também se fosse qual seria a piada de ver o nosso blogue a crescer e nós com ele?
Cumpts

Ana Reis | 11 de dezembro de 2010 às 00:50

Olá "Classificados Grátis", obrigada pelo elogio e pelo comentário :). Tem razão, o que escrevi não se aplica só a blogues, mas tendo em conta que a minha experiência está limitada a esse campo (e ainda tem muito que crescer) decidi não arriscar.

Às vezes vigiar constantemente as visitas, os comentários, os seguidores no twitter e tantas outras coisas consome tempo demais. E o tempo é valioso.

Sinto que nos últimos tempos perdi boas oportunidades de crescimento porque estava demasiado preocupada com o tráfego. Mas agora que me concentrei naquilo que verdadeiramente queria, inovar tornou-se muito mais fácil.

Tem um projecto bem interessante e desejo-lhe muita sorte com ele (vou tentar ajudar um pouco na divulgação).

Olá Pedro T. Muito obrigada pelo seu comentário. Suponho que a maior parte dos blogueiros começa o seu blog com as expectativas demasiado elevadas.

Comigo aconteceu que acabei por me perder. Ao início tinha intenções bem humildes, mas depois, ao ver o sucesso dos outros acabei por me perder um pouco.

Até que percebi que sucesso precoce não era algo que eu queria. O que quero é mesmo crescer com o meu blog e fortalecer a minha escrita. Se o sucesso vier será bem-vindo, mas para já decidi mesmo tirá-lo da agenda.

Abraços

Vampira Dea | 12 de dezembro de 2010 às 03:50

Adoro o meu blog e tenho um prazer imenso em alimenta-lo sempre, Ele já tem dois aninhos e devagar vem tendo seguidores. Teho um blog pq me faz bem e acho que quando deixar de ser prazeroso não tem que insisti, mas está longe de chegar o meu dia de parar de blogar.
Boa semana.

Ana Reis | 12 de dezembro de 2010 às 12:43

Olá Dea, muito obrigada pelo seu comentário. Gostei muito quando diz que ter um blog lhe faz bem. É exactamente como me sinto.

E muitos parabéns pelos seus dois anos na blogosfera.

Um grande abraço.

Ricardo Silva | 16 de dezembro de 2010 às 22:58

Olá Ana.

Excelente artigo. Conheci este blog hoje e já tive a oportunidade de ler alguns artigos que por sinal são muito bons.

Gostei muito da introdução deste artigo. É diferente das habituais que vemos nos outros blogs e isso suscita algum interesse. O meu blog tem pouco mais de 3 meses e posso dizer que tenho gostado do meu crescimento. Embora não seja um crescimento lindo, para mim é excelente.

O que me faz não querer desistir, é o sucesso dos outros. Vejo essas pessoas serem tão bem sucedidas, porque é que eu não posso ser também? Tenho é que ter dedicação acima de tudo e chegarei aos objectivos mais tarde ao mais cedo.

Por fim gostaria de dar uma opinião quanto ao seu blog. É claro se não se importar. O sistema de comentários poderia ser revisto. Abrir numa janela pop-up não acho que seja muito favorável. Já vi blogs criados no blogger que têm um estilo de comentários diferentes. Aqui também deverá de ser possível fazer.

Isto é apenas uma sugestão e a meu ver ficava mais atractivo.

Sucesso!

Cumprimentos, Ricardo Silva

Ana Reis | 16 de dezembro de 2010 às 23:41

Olá Ricardo, bem-vindo ao meu blogue. Muito obrigada pelo comentário e pelo elogio. Por causa da introdução estive quase para não publicar este artigo. Pensei que, no nosso actual ritmo de vida esse tipo de narrativa fosse afastar as pessoas em vez de atraí-las. Mas no final decidi experimentar, afinal de contas criei um blogue para isso mesmo.

O sucesso dos outros sempre causa reacções diferentes nas pessoas. E é óptimo que para ti seja fonte de motivação. Na realidade, estudar outros blogues é uma óptima forma de ter ideias para inovar no nosso próprio blogue e tudo isso nos ajuda a crescer.

Quanto à sugestão: muito obrigada. Não levo nada a mal. Os meus conhecimentos sobre webdesign e blogues são um pouco limitados. Por isso qualquer dica é valiosa para mim.

Por acaso nunca tinha reflectido sobre a secção dos comentários, mas depois de fazer a alteração parece-me que comentar ficou muito mais fácil.

Um grande abraço

julia... | 27 de dezembro de 2010 às 19:27

Olá, Ana! Fiquei muito feliz com tua visita no meu blog. Como você mencionou neste artigo, ainda estou na fase da euforia do segundo mês, experimentando a sensação de orgulho a cada comentário elogioso, e, assim, temo que tu tenhas contribuído para com a minha ilusão! =]

Já li alguns artigos em teu espaço e gostei bastante. Escreves daquele modo que fica difícil identificar se trata de um texto original ou de algo retirado dum outro local, tão perfeita que é tua escrita.

Partilho, aqui, da opinião do Ricardo Silva: o que me motiva é exatamente o fato de saber que outros alcançaram o sucesso. Por quê haveria de ser diferente comigo? Posso levar mais ou menos tempo, porém creio que o importante seja acreditar em nosso potencial e persistir, sempre procurando otimizar nosso estilo e assimilar informações e opiniões que nos sejam úteis.

Você mencionou J.K. Rowling. Pois bem: quantos "nãos" a J.K. teve de ouvir até que finalmente alguém resolvesse publicá-la? Imagine se a autora tivesse assumido uma postura derrotista... Posso afirmar que até eu seria uma pessoa completamente diferente se ela não tivesse persistido. Acredite ou não, foi justamente HP que me levou a descobrir minha paixão pela escrita, de modo que, sem aqueles livros, provavelmente eu não estaria comentando no teu blog neste exato momento.

Peço, agora, licença para reproduzir duas frases tuas que também se encaixam perfeitamente neste contexto: "Se nunca tentares ir além dos teus limites apenas vais receber o mesmo de sempre. O que tens que fazer é perguntar-te se te sentes satisfeito com isso." Nelas, sem querer, você reproduziu exatamente o meu "mantra" para 2011, que aplicarei tanto na minha vida "inter-nética", quanto na minha vida "extra-nética". Se algo te incomoda, então ninguém melhor do que ti para reverter tal situação, correto?

Obrigada pelas palavras e inspirações!

Abraços brasileiros!

Ana Reis | 27 de dezembro de 2010 às 20:03

Olá Julia. Fico muito feliz com o teu comentário :)
Gostei muito do teu blogue, vou estar atenta. Fico também feliz por ter contribuído para a tua motivação. Acredito que um elogio na hora certa é óptimo e pode fazer muita diferença. Espero que continues a investir no teu blogue se é esse o teu sonho.

Com a mentalidade certa é óptimo estudar como funcionam os blogues com maior sucesso. Porque nos ajuda a descobrir novas oportunidades e até nos dá muitas ideias para inovar no nosso próprio blogue. Só não podemos deixar que o sucesso dos outros nos amargure.

Gostei quando escreveste que devemos sempre procurar "assimilar informações e opiniões que nos sejam úteis". É exactamente essa postura de flexibilidade que nos ajuda a evoluir. O ser humano cresce assim, assimilando novas informações para melhor entender o seu meio.

Muita gente não conhece bem a história de J.K.Rowling. Ela recebeu mesmo imensos "nãos", não sei se aguentaria tanta rejeição. Mas ele nunca desistiu, e é como dizes, o mundo seria um lugar bem diferente sem a sua magia.

Ela foi uma das escritoras que mais me motivou a partilhar a minha escrita. Embora eu escreva já à algum tempo nunca cresci tanto como quando comecei este blogue. Foi nesta partilha, neste escrever para alguém que eu mais cresci. E sem dúvida, partilhar obrigou-me a quebrar muitos limites e medos. Só desejo continuar a inovar e a melhorar no próximo ano.

A frase que citaste é um mantra que tenho repetido até à exaustão nos últimos tempos. Ajuda-me imenso relembrá-la quando perco um pouco da minha motivação.

Ás vezes basta riscar o não do mantra "não sou capaz" para revertermos todas as situações angustiantes das nossas vidas.

Um grande abraço Julia e muito obrigada pelo comentário e pela visita

Enviar um comentário

Leia os artigos antes de comentar.

E se quiser seguir a discussão basta clicar em "Subscrever por e-mail" para receber todas as novas mensagens deste artigo no e-mail.

Related Posts with Thumbnails