9 razões para admirar a Lady Gaga

Stefani Joanne Angelina Germanotta sempre se sentiu uma estranha. Alheia à mentalidade que predominava entre os jovens da sua idade.

Ninguém podia prever que abraçar as suas qualidades únicas a conduziria a uma fama monstruosa. Da mesma forma que não poderiam prever que, aos seus 24 anos de idade, esta miúda nascida e criada em Nova York iria ser conhecida mundialmente como Lady Gaga.
Lady Gaga at CES 2010 | créditos: Lori Tingey

A minha admiração pela cantora e compositora não foi do tipo "amor à primeira vista". Na verdade, a primeira vez que ouvi as suas músicas pensei estar a assistir ao delírio de uma artista que tinha ido longe demais para se destacar da sua concorrência.

Mas os meses foram passando, o nome de Gaga correu o mundo e a sua fama não parou de crescer. Foi por aí que comecei a ficar intrigada: o que veriam os seus fãs naquela excêntrica que gostava de chocar com as suas roupas berrantes e comportamentos tão pouco convencionais?

Decidi começar a ouvir realmente aquilo que a artista tinha a dizer. O que descobri foi surpreendente. As atitudes fortes da cantora podem ensinar-nos inúmeras lições sobre sucesso e criatividade:


1. A personalidade e a história pessoal são importantes


Muitas pessoas tentam esconder as partes de si mesmas que as fazem sentir envergonhadas. Gaga não podia ser mais transparente. A sua história de vida é algo que ela nunca escondeu e isso fortaleceu a sua arte.

As falhas não enfraquecem as pessoas. Os defeitos são apenas excelentes pontos de partida para criarmos a vida que sempre sonhamos.

E o fantástico em explorar aquilo que nos torna diferentes reside no facto da nossa perspectiva única sobre a vida poder ajudar a libertar muitas pessoas.

Abraçar as nossas diferenças e distanciarmo-nos da "manada" é uma das coisas mais difíceis e dolorosas que qualquer ser humano pode fazer. No entanto, continuar a seguir a "manada" não nos levará a nenhum lugar inesquecível.


2. Valoriza os teus fãs


Gaga chama aos seus fãs de "little monsters". À partida pode parecer uma atitude narcisista. No entanto, apenas mostra que, para ela, os fãs não são apenas pessoas que gostam da sua música, são muito mais que isso. A artista comunica constantemente com os seus fãs. E, ao que tudo indica, por muito que a sua fama cresça Gaga nunca se esquece das pessoas que a ouvem e respeitam.

Muitos artistas vivem desligados dos seus fãs como se estes fossem um zumbido incómodo. Eles ignoram que o seu feedback é extremamente enriquecedor.

O contacto com outras pessoas traz-nos sempre uma perspectiva diferente sobre as nossas capacidades. E, para além de ser motivador pode ajudar-nos a crescer enquanto pessoas e enquanto profissionais.

A comunicação com aqueles que convivem de perto com o nosso trabalho desafia-nos sempre a superar os nossos feitos. Acredito que, para provocarmos um grande impacto na vida dos outros, primeiro, temos que deixar que os outros provoquem mudanças em nós.


3. Explora territórios "mortos"


Até agora os videoclipes eram apenas uma extensão das próprias músicas e, raramente, o vídeo trazia à música um novo significado.

Com Gaga os videoclipes são verdadeiros enigmas. A artista e aqueles que apoiam a sua carreira foram capazes de transformar algo estático que não trazia nada de novo, num novo meio capaz de enriquecer a própria música.

Nos tempos que correm os escritores (só para dar um exemplo) não se podem limitar a ser escritores e a viver na penumbra. Se querem realmente ter um impacto profundo no mundo não podem fazer exactamente o que os outros fazem. Têm que procurar novas formas de expressão que estão a ser descuradas pelos outros profissionais da área e explorá-las.


4. Define a tua mensagem


Muitas vezes tudo o vemos é o óbvio. É muito fácil criticar seja quem for se desconhecermos as suas razões para fazerem o que fazem.

Lady Gaga tornou-se poderosa e adorada pela mensagem que quer transmitir. Uma mensagem que é maior que ela própria. Gaga, que sempre se sentiu uma "freak" entre os seus pares transmite uma mensagem de amor-próprio e de aceitação das nossas diferenças.

Todos temos mensagens a transmitir. As nossas mensagens não podem ser ocas nem fabricadas. Têm que nascer das nossas próprias experiências e sentimentos.

Todos temos uma visão única do mundo e trazê-la à luz do dia pode inspirar muitas pessoas ou, pelo menos, mostrar-lhes que não estão sozinhas com os seus problemas e preocupações.

A nossa mensagem acaba por mudar com o tempo, porque a própria vida está longe de ser estática. No entanto, definir e explorar essa crença enraizada, poderosa e motivadora que temos sobre a vida pode ser um excelente combustível que nos ajudará a refinar os nossos talentos.


5. O sucesso não é a última paragem


Nos dias que correm a palavra sucesso é usada e abusada. No entanto, raramente mencionamos que, mais difícil que obter um certo nível de sucesso é mantê-lo.

O sucesso não é última paragem. Não é o local onde podem cessar todos os nossos esforços e nos podemos sentar e receber todos os louros pelos nossos feitos sem termos que mexer uma palha.

O sucesso é apenas mais um ponto de partida. Não deve ser nunca o nosso destino final. Porque não podes pegar no sucesso, arrumar as tuas coisas e desligar todos os teus projectos só porque cruzaste essa porta.

Uma das coisas que mais admiro em Gaga é a sua voracidade pela inovação.
créditos: Naomi Lir [CC-BY-SA-2.0], via Wikimedia Commons

Apesar dos bilhetes para a sua tourné mundial terem esgotado, Gaga continuou a ter prejuízo porque, mais do que um concerto, ela quis criar uma experiência enriquecedora, diferente e complexa para os seus fãs. Com o nível de sucesso que alcançou Gaga podia ter-se conformado com o formato habitual de uma tourné. Mas ela quis ir mais longe e dar mais do que aquilo que as pessoas esperavam.


6. Não olhes para trás


Gaga é uma "máquina" produtora de sucessos. E isso não acontece por a cantora passar dias a lamuriar-se sobre tempos passados e músicas falhadas (sim, ela teve algumas antes de começar a ter sucesso). As novas ideias não podem fluir se continuarmos agarrados às antigas.

Por isso é preciso definir um ritmo e prazos para nós próprios. Se estivermos constantemente à procura de novas ideias quase certamente não iremos cair no erro de nos agarrarmos a ideias antigas que falharam. A produção constante evita esse apego à criação passada e permite-nos manter sempre uma perspectiva fresca e original sobre o nosso trabalho.

Caso contrário corremos o risco de fossilizar. Ou seja, corremos o risco de parar de evoluir e de sofrer uma "morte criativa". E se isso acabar por acontecer o nosso sucesso tornar-se-á apenas uma lembrança que iremos recordar com carinho.


7. Nada importa se não estás disposto a arriscar


Lady Gaga arrisca muito ao expôr-se da forma que se expõe. É uma pessoa destemida que aceitou plenamente a responsabilidade pelas suas acções e não foge às consequências.

Para termos sucesso em áreas que exigem criatividade é necessário, mesmo para a nossa motivação, arriscarmos. Fazermos apostas altas e desenvolvermos a confiança nas nossas capacidade. Um artista que se esconde é um artista que não arrisca nada e que, por isso, não tem nada a perder. E isso não é inspirador para os fãs, nem é fonte de motivação para o próprio artista.

Se queres uma vida plena é preciso que aprendas a complexa arte de apostar alto nas tuas próprias capacidades. E, depois de o fazeres, é preciso também que te prepares para lidar com as consequências: sejam elas um estrondoso sucesso ou um miserável fracasso.

Arriscar passa muito por ser consciente de que temos muito a perder se não tentarmos um plano arrojado. Porque se não tivermos nada a perder, é difícil continuarmos a lutar motivados por um pedaço de ilusão.


8. Estuda casos de sucesso


Gaga pode parecer um pouco "gaga" (louca - tradução literal do inglês) devido às suas atitudes. Mas a artista não podia estar mais longe disso. Na verdade, ela considera-se uma estudiosa da arte da fama, e dedicou muito do seu tempo a tentar perceber como outros cantores obtiveram, mantiveram e perderam a sua fama.

A artista não dorme em serviço e é a prova de que o sucesso tem muito de planificação e muito pouco de sorte. O que não falta neste mundo são pessoas talentosas. Apenas temos que compreender aquilo que separa os talentosos bem-sucedidos daqueles que viverão, para sempre, na escuridão.

Não podemos esperar que o nosso talento cubra todas as nossa falhas. O talento não é a cola que mantém tudo unido, é apenas a matéria prima. Se queres alcançar o sucesso deves olhar à tua volta e procurar conhecimento e lições naqueles que conseguiram conquistar aquilo que tanto ambicionas.


9. Existem críticas que devemos ignorar


As escolhas e acções arrojadas de Gaga trouxeram-lhe uma legião de fãs e, com ela, um legião de críticos. Os críticos podem dividir-se. claramente em dois grupos:

  • Os críticos destrutivos: aqueles que a criticam por ser diferente e não se esforçam para a perceber;

  • Os críticos construtivos: pessoas que percebem bastante sobre música e arte e não se contentam com aquilo que ouvem dizer sobre Gaga, preferem antes investigá-la antes de formar uma opinião sobre o assunto.

No entanto, nos tempos que correm, parece que apenas existem críticos destrutivos. E Gaga têm-nos aos montes.

O que significa que uma certa dose de sucesso não torna os profissionais imunes a este tipo de críticas. Elas são o reflexo de uma sociedade que se torna cada vez mais superficial e intolerante.

Cada vez mais as pessoas têm uma opinião sobre tudo e todos. Contudo, essas opiniões raras vezes têm fundamento e factos para as apoiar. Vivemos numa época em que nos contentamos com os títulos e, automaticamente nos tornamos "peritos" num tema. E, sem sabermos estamos a deixar, gradualmente de pensar por nós próprios. O que nos torna vulneráveis à influência dos grandes meios de comunicação.


Conclusão


A mensagem que quero que leves deste artigo:

  • Nem tudo aquilo que te chega aos ouvidos é a única verdade.

  • Se queres sucesso e influência, primeiro tens que te deixar influenciar por aqueles que te rodeiam.

  • Se queres ser diferente não podes fazer aquilo que os outros têm feito e esperar resultados diferentes.

  • Sucesso requer planificação, mais do que talento.

  • Haverão sempre críticos destrutivos, porque eles são o reflexo de uma sociedade que, automaticamente excluí todos os que não se encaixam nas suas regras silenciosas.

  • Estuda bem o teu ofício e o percurso de outros profissionais: a resposta que procuras está lá.

O que pensas sobre Gaga e o seu sucesso?

2 comentários:

rogermaxrjs.com.br | 8 de junho de 2011 às 13:28

Olá minha querida, um grande abraço, apesar de não ser o meu som agradeço pela indicação, um beijão no fundo do coração.

Ana Reis | 9 de junho de 2011 às 14:12

Olá Rangel, obrigada pelo comentário. Não podemos todos gostar da mesma coisa, o mundo seria muito chato assim :)
Um grande abraço

Enviar um comentário

Leia os artigos antes de comentar.

E se quiser seguir a discussão basta clicar em "Subscrever por e-mail" para receber todas as novas mensagens deste artigo no e-mail.

Related Posts with Thumbnails