Três dias em Granada

A pouco menos de 3 horas de embarcar no autocarro que me vai levar a Portugal sinto-me a agonizar com o lento passar do tempo. Assim, decidi que estava na altura de combater a preguiça de escrever que recentemente se instalou em mim...
Esta última semana foram muitos os rascunhos que por aqui deixei, sempre sem vontade de os completar e publicar. Mas, uma vez que estou a estudar para ser jornalista não posso recuar perante uma oportunidade de escrever, principalmente se é para dizer aquilo que me apetece ou para melhorar a minha capacidade de contar histórias e notícias.
Com a exigência deste mestrado a revelar-se agora no seu pleno esplendor a minha primeira reacção foi recuar e dizer a mim mesma que não tinha jeito para isto. Pois é, o medo é tramado, assim que percebemos as verdadeiras implicações das coisas é sempre mais fácil dizer que não temos capacidades do que admitir que o conseguiremos com muito esforço.

Assim, ao contrário daquilo que se espera de um jornalista, eu sou capaz de começar cada artigo que escrevo contando as coisas mais irrelevantes e imprevisíveis. Sinto que preciso sempre de um "aquecimento" até estar preparada para contar a verdadeira história. Infelizmente, não é isso que se espera quando abrimos um jornal ou uma revista (embora agora sejam cada vez menos aqueles que o façam), pelo contrário, esperamos brevidade e esperamos novidades e factos relevantes.
Mas depois de dois intensivos meses de iniciação numa arte que eu desconhecia por completo, não posso deixar de sentir que me sabe bem escrever sobre assunto algum!

Contudo, não podia passar por aqui sem deixar um pedaçinho das aventuras que vivi em Granada...

Apesar de ser incapaz de dormir no autocarro consegui desfrutar da viagem a ouvir músicas antigas e a pensar na minha vida, sem me torturar com preocupações. O primeiro dia (sexta-feira dia 11) passou muito rápido, perdemos tempo à procura do hotel onde ficaríamos alojadas, andamos um pouco pela cidade, comemos do mais típico e barato... e mesmo nesse curto espaço de tempo ficamos maravilhadas com as paisagens de Granada.
No sábado acordamos cedo rumo a Alhambra, uma antiga cidade árabe que agora só existe para nos recordar de tempos passados e cujo encanto dos castelos nos faz sonhar com vidas tão diferentes das nossas.
Pela noite, quase vencidas pelo cansaço fomos a uma conferência/ espectáculo de encerramento do ano internacional da Astronomia... apesar do evento em si não ter sido satisfatório, não pude deixar de ficar espantada com a música de Antonio Arias que tenta unir a arte à astronomia (aqui vai o link para os curiosos: http://www.myspace.com/antonioariasmultiverso).
O dia acabou, mais uma vez, com umas tapas e um copo na mão, umas caras cansadas de sorriso alegre e uns olhos brilhantes das maravilhas que tivemos a oportunidade de conhecer.

O domingo chegou demasiado rápido: comprar recordações, conhecer o bairro árabe da cidade (principalmente o miradouros, a parte do "chegar lá a cima" é que foi a mais difícil), fazer as malas e dormir...

Ainda ensonadas apanhamos o autocarro de volta a Madrid na segunda-feira de manhã... e a neve decidiu aparecer, depois de ter tardado tanto em anunciar-se. Cansadas e quase a não chegar a tempo das aulas demos o dia por terminado e tenho agora recordações que vou guardar sempre com carinho de uma cidade cuja beleza é capaz de me fazer sorrir.

1 comentários:

Anónimo | 21 de dezembro de 2009 às 16:35

ainda existem pessoas com boa qualidade de vida eheh

Peua

Enviar um comentário

Leia os artigos antes de comentar.

E se quiser seguir a discussão basta clicar em "Subscrever por e-mail" para receber todas as novas mensagens deste artigo no e-mail.

Related Posts with Thumbnails