10 aspectos que tornam um blog desagradável

Como destaquei no último artigo, aprender a lidar e a valorizar os nossos fracassos pode ser o caminho para o êxito. No entanto, também é importante aprender pela experiência dos outros. Esta última situação é fundamental para o avanço de certas áreas como a ciência: a grande fatia na produção do conhecimento deve-se aos séculos de experimentação e observação por parte doutros cientistas!

Já o afirmava Sir Isaac Newton: “Se eu vi mais longe, foi por estar de pé sobre ombros de gigante


Várias investigações recentes tentam estabelecer um modelo de comportamento dos leitores de páginas online. Das diversas hipóteses já formuladas nenhuma parece adequar-se por completo à realidade. Acabando por ser refutadas ou revelar-se incompletas perante muitas situações.

Por isso, actualmente ainda é muito difícil prever o que será agradável ou atractivo para os leitores de páginas web. Assim, as recomendações que aqui deixo são ideias expressadas por outros blogueiros, estudos e, essencialmente, fruto da experiência e opinião pessoal.

No entanto, é importante destacar que ler em ecrã de computador continua a ser desconfortável e cansativo para a visão humana. Por isso, há que saber usar alguns truques para tornar essa leitura mais agradável. A seguir deixo uma lista das situações que devemos evitar ou, pelo menos, moderar.


1# - Layout confuso com muitos elementos e cores distintas
Uma página com uma grande variedade de cores, especialmente cores vivas e cores quentes pode cansar rapidamente a vista do leitor. De igual modo, colocar muitos elementos como várias colunas com aplicativos diferentes, fotos e vídeos na página principal pode distrair o leitor do conteúdo principal.

Recomendação: um layout simples, com poucas cores, de preferência cores frias como o azul. O texto e o fundo devem ser, de preferência, cores oponentes. O negro sobre branco (ou vice-versa) continua a ser a opção mais agradável.

2# - Texto sem cortes, com letra muito floreada e pequena
Tipos de letra como Times New Roman podem ser o ideal quando impressas, mas na realidade são pouco atractivas quando vistas num ecrã de computador. Da mesma forma uma letra muito pequena e parágrafos muito extensos dificultam a capacidade de leitura.

Nos jornais e revistas o tipo de letra adequado e a organização dos textos está bem estudada para facilitar a leitura. Para as notícias é prática corrente dividir o texto por várias colunas, porque quanto mais pequena a extensão de uma linha mais rápida será a leitura (e requer também um menor esforço).

Recomendação: letras direitas, com um traço sem variação de espessura são bastante agradáveis de ler em ecrã (exemplo: Helvetica ou Verdana). Também facilita a leitura escrever num tamanho de letra normal, fazer parágrafos pequenos com 1-3 frases e deixar uma linha de espaço entre eles permite que o leitor descanse a vista.

Usar o negrito, fazer subtítulos ao longo do post (letra de tamanho grande), perguntas (sempre que dês a resposta nessa mesma entrada), usar cores diferentes para certas frases que queiras realçar (nunca mais de duas cores e que sejam iguais a algumas das que usas no teu layout), são distintas formas de permitir que o leitor não se canse tanto, mesmo que o texto seja extenso.

Para saber mais de tipografia podes ler: Tipografía para principiantes (em espanhol)

3# - Demasiada publicidade
Uma página com publicidade espalhada por todos os cantos possíveis e imaginários dá a impressão que o principal objectivo do teu blog é ganhar dinheiro e que descuidas o teus conteúdos e dás pouca atenção aos leitores. Além disso, uma página com muitos anunciantes pode distrair o leitor e ele dificilmente se concentrará naquilo que é fundamental no teu blog: o conteúdo.

4# - Ausência de informação pessoal
Normalmente quando encontramos uma página com conteúdos interessantes e um design agradável, o que vamos querer saber a seguir é um pouco sobre o autor. Fundamentalmente porque queremos saber a sua reputação e credibilidade.

Não digo para expormos toda a nossa vida e currículo no nosso blog (não é preciso ir tão longe). Mas informar os nossos leitores sobre as nossas origens, formação e experiências mais importantes (tanto pessoais como profissionais) ajuda a criar uma relação de confiança e suscita a empatia do leitor.

5# - Criticar pessoas e acontecimentos sem ter um conhecimento real sobre o tema
Toda a gente tem uma teoria e uma opinião, não precisamente correctos, sobre as mais diversas pessoas e acontecimentos. E um leitor de blogs não procura apenas pessoas com opiniões similares às suas.


Actualmente são cada vez mais os usuários que usam a blogosfera para se informar, por isso, de cada vez que opinamos (e uma opinião não deve ser anunciada como um facto ou uma verdade absoluta) devemos apoiar-nos sempre em dados ou experiências pessoais.

6# - Pessimismo constante
Tal como uma opinião desinformada, uma visão permanentemente pessimista da vida e dos acontecimentos pode afugentar os leitores. Normalmente porque procuramos resolver os nossos problemas na internet e não aumentá-los.

Além disso, uma escrita optimista com uma certa dose de humor é bastante mais atractiva e cativante que uma constante visão negra das coisas. Nem todos temos de partida essa facilidade, mas, como tudo na vida é preciso arriscar e praticar.


Um exemplo fascinante é o do crítico de cinema Roger Ebert que perdeu a voz na luta contra o cancro, mas nunca deixou de escrever e nunca deixou que o rumo da sua vida afectasse a sua escrita. Recomendo que leiam este post no Copyblogger, é uma história realmente inspiradora: What All Content Creators Need to Learn From Roger Ebert!


7# - Ignorar comentários de leitores
Uma das características da internet actual é a interacção entre usuários. Situação que rompe com a caracterização clássica do processo de comunicação de massas:

Emissor - Canal - Receptor

Processo que ocorria sempre no mesmo sentido. Agora sabemos que isto não acontece desta forma, e que os receptores (leitores) das nossas mensagens podem opinar sobre elas e mesmo sugerir mudanças.

Actualmente, esta interacção tem a sua maior expressão nos comentários em blogs e nas redes sociais. Por isso recomendo aproveitar essas ferramentas para estabelecer um diálogo com os nossos leitores e para reforçar laços de confiança.

8# - Responder de forma rude a críticas
Nos blogs, como na vida, uma pessoa tem que praticar a humildade. Principalmente porque na rede estamos sujeitos à avaliação e opinião de todos, mesmo de pessoas que sabem mais do que nós. Por isso, é bastante normal que os teus leitores comentem algo com o qual não estão de acordo e isto deve ser considerado como algo bom.

Porque é muito difícil crescer (tornar-se melhor blogueir@) se aqueles que te rodeiam apenas te elogiam. Na verdade, se reparares, conseguimos evoluir pelas críticas (tanto construtivas como destrutivas). Por isso, há que aprender a pôr-se no lugar da outra pessoa para ver o erros que ela vê, e que éramos incapazes de reconhecer.

9# - Ausência de referências a outras páginas ou fontes
Ao deixar links para outras páginas estás a construir a reputação do teu blog, dizendo aos leitores que te informaste antes de escrever sobre determinado assunto. Obviamente, há que encontrar o equilíbrio, sendo que demasiadas hiperligações podem ser também uma fonte de distracção para o leitor.

10# - Não relatar detalhes da nossa vida quotidiana
Este último ponto é inteiramente uma opinião pessoal. Blogs sem aquele "cheirinho" de calor humano tornam-se demasiado frios. Relatar detalhes da nossa vida pode ser interessante (desde que não sejam exagerados) e importantes para suscitar a empatia do leitor e mesmo, para tornar os nossos conteúdos mais cativantes.

Estes pequenos detalhes podem ajudar-nos a encontrar o nosso estilo pessoal, ou, pelo menos, é isso que penso.

Como sempre fico a aguardar os vossos comentários. E na vossa opinião, o que pode tornar um blog desagradável?

4 comentários:

Soares | 16 de junho de 2010 às 19:19

Boas Ana,

realmente tem aqui um óptimo blogue, devia pensar realmente num alojamento/domínio próprio.

Cumprimentos

Ana Reis | 16 de junho de 2010 às 19:30

Obrigada pelo comentário. É sempre bom ter um feedback das coisas que fazemos.
Provavelmente chegou mesmo a hora de criar um domínio próprio (obrigada pela dica). Mas antes quero estudar bem a liçao.

Um abraço

Miguel Lucas | 27 de agosto de 2010 às 10:56

Olá Ana, óptimas dicas neste excelente artigo.
Vou certamente esforçar-me para seguir algumas.

Araço

Ana Reis | 27 de agosto de 2010 às 14:10

Olá Miguel, bem-vindo ao meu blogue. Obrigada pelo comentário. Fico feliz que as dicas tenham sido úteis. Sinceramente o seu blogue já é bastante agradável e é, sem dúvida, uma inesgotável fonte de boa informação.

Espero escrever sobre blogues em breve, porque já passou algum tempo desde que escrevi este artigo. Embora continue a acreditar que a informação é completamente actual já aprendi muito mais e gostaria de partilhá-lo.

Um abraço,
Ana

Enviar um comentário

Leia os artigos antes de comentar.

E se quiser seguir a discussão basta clicar em "Subscrever por e-mail" para receber todas as novas mensagens deste artigo no e-mail.

Related Posts with Thumbnails