Encontrar o êxito no fracasso


Criar e manter um blog pode muitas vezes ser um teste à nossa determinação, persistência e originalidade. E é uma experiência que implica errar muitas vezes e sobretudo, implica aprender o essencial através desses mesmos erros.

No entanto, na era em que domina a imagem e o êxito, o valor do fracasso parece ter sido esquecido e o seu significado associado à tristeza e à depressão. A ajudar esta percepção negativa estão os estereótipos amplamente difundidos na sociedade através do cinema e dos meios de comunicação. E na realidade, mesmo o êxito parece perdurar por pouco tempo num mundo em que tudo se transforma em algo obsoleto à distância de um click.


Que tem isto a ver com manter um blog? Na minha sincera opinião: bastante! Criar um blog sem estar consciente da possibilidade de fracassar pode ser algo desastroso.

Porquê?
Muitas vezes temos sonhos e desejos que acreditamos serem impossíveis, e, por isso, os depositamos numa caixa polvorenta num recanto escuro da nossa mente até serem completamente esquecidos.


De vez em quando surge uma oportunidade que nos relembra desses sonhos, e a nossa imaginação viaja à velocidade da luz enquanto fazemos planos que até à pouco tempo seriam impensáveis.

Mas depois aparecem os obstáculos, os fracassos, as más experiências, os traumas... e um por um vamos largando os nossos sonhos sem que tenhamos sido capazes de os concretizar. Enquanto que alguns desses sonhos estão destinados a desaparecer porque vamos ganhando maturidade e criando outros interesses, outros sonhos desaparecem porque, por algum obstáculo no nosso caminho acreditamos que não éramos capazes.

O que acontece com bastante frequência quando nos lançamos na criação e manutenção de um blog. Os obstáculos que aparecem pelo caminho são enormes: a competição, a ausência de leitores, a ausência de interacção (especialmente quando tentamos estimulá-la) e de seguidores, etc.

No entanto estes obstáculos são absolutamente essenciais! Porque é através da sua superação que se desencadeará tanto a maturação do nosso blog e consolidação da nosso reputação, como o nosso próprio crescimento e eventual sucesso na vida!

Não se trata simplesmente de aprender com os fracassos, há que aprender a gostar desses fracassos. Porque é nos fracassos que encontramos todas as respostas às nossas perguntas. Temos que aceitá-los como parte essencial do nosso sucesso na vida, porque sem eles seria impossível marcar a diferença neste mundo.

2 comentários:

Tiago Pimentel | 12 de outubro de 2011 às 01:33

Não podia estar mais de acordo! Persistência, compromisso e flexibilidade perante o fracasso!

Ana Reis | 1 de novembro de 2011 às 22:42

Olá Tiago, muito obrigada pelo comentário! Numa palavra, acho que aquilo que mais conta na hora de enfrentar o fracasso é mesmo a atitude certa. A atitude de quem vê a vida como uma experiência e o fracasso como uma parte muito importante dessa experiência.

Um abraço

Enviar um comentário

Leia os artigos antes de comentar.

E se quiser seguir a discussão basta clicar em "Subscrever por e-mail" para receber todas as novas mensagens deste artigo no e-mail.

Related Posts with Thumbnails