Como tornar-se um especialista reputado?

Vivemos numa era a que muitos chamam da informação e, como todas as eras tem as suas carências. Carências que criam necessidades e será pela sua resolução que acabaremos por evoluir. E quais são essas carências no panorama actual?

  • A brecha digital - o número de pessoas com acesso à internet não pára de aumentar, mas actualmente não estar na rede pode ser um factor discriminatório que muitas vezes conduz à exclusão social.

  • Excesso de informação - as redes sociais e a incrível facilidade em criar blogs e páginas web (muitas vezes de forma gratuita) aumentaram a informação e a sua disseminação de uma forma exponencial. Existem mesmo estudos que indicam que, actualmente recebemos mais informação num só dia que muitas pessoas receberiam durante toda a sua vida à 70 anos.
    Com isto é difícil que dediquemos a nossa atenção a um tema o tempo suficiente para aprender com ele e tirar as nossas próprias conclusões.

  • Qualidade - não é o caso de todas as páginas web, mas na internet actual, que se rendeu à cultura do grátis ainda é difícil distinguir os bons recursos daqueles que apenas fazem uma "contra-informação". E o pior é a abundância destas páginas que se baseiam em falsidades.
    Falsidades que mesmo quando são identificadas podem já ter uma legião de apoiantes. Isto aumenta o chamado ruído na rede, e torna difícil encontrar conteúdo de verdadeira qualidade.
São apenas alguns dos pontos que considero importantes. Mas...
...porque é importante estar consciente destas carências enquanto blogueiro(a)?

Nos blogues, como na vida, o sucesso duradouro constrói-se a partir do trabalho honesto e da dedicação. Ganhar dinheiro ou reputação na internet não é fácil, porque, à partida, todos desconfiam da veracidade e qualidade das tuas palavras.

Essa reputação não chega por te dedicares a escrever apenas aquilo que dominas neste momento. Há que expandir os horizontes e estudar, estudar, estudar. Ninguém ganha reconhecimento por copiar os outros e, se ganhá-lo é o teu objectivo deves mentalizar-te para a grandeza da tarefa que te espera.

Isto não deve ser fonte de desmotivação, pelo contrário, deve ser encarado como uma excelente oportunidade para ganhar mais valor, tanto profissional como pessoal. E sobretudo deve ser uma motivação para continuar a melhorar neste entorno tão competitivo que é a internet.

Numa outra entrada mencionei alguns blogs com excelentes dicas para entender como funciona a blogosfera e como construir um blog de sucesso. Mas, no final, mesmo manejando bem as ferramentas o mais importante será sempre o conteúdo.

É aconselhável estar sempre a par dos acontecimentos através de meios convencionais como a rádio, a televisão e os jornais. Mas não esqueçamos que estes meios são essencialmente informativos e não formativos ou divulgativos. Nos quais, raramente vemos para além da objectividade dos factos.

O que significa que não nos ajudam no desenvolvimento do raciocínio ou não nos permitem ver "the big picture", ou seja, a situação geral. Saber ver os acontecimentos desde outras perspectivas ou desenvolver a capacidade de relacionar diferentes acontecimentos são qualidades bastante importantes num especialista seja qual for a sua área de conhecimento.

Para isso recomendo aprender com os mestres. Não apenas com os autores dos grandes blogues, porque, actualmente, com a constante obsessão de encurtar os conteúdos para não perder leitores, muitas vezes se perdem pormenores essenciais.

Os grandes pensadores do nosso tempo mostram-nos essas diferentes perspectivas do nosso mundo e dos acontecimentos em conferências.

Uma ferramenta de aprendizagem bastante ignorada, mas que tem para mim um grande valor. Existem pessoas verdadeiramente fascinantes e cativantes neste mundo, por isso é importante, não só ler os seus textos como escutá-las. Isto dar-nos-à pistas sobre os seus truques e o seu sucesso.

A vantagem da internet é que actualmente nem precisamos de viajar para ouvir estas pessoas, porque existem já alguns sítios que nos disponibilizam (de forma gratuita) interessantes conferências. Alguns exemplos:

Apesar das conferências serem maioritariamente sobre temas científicos normalmente estão feitas numa linguagem amena e divulgativa. Mesmo que os temas científicos tenham pouca relação com o teu blog, é fácil ficar inspirado pela própria história da evolução humana e pelas incertezas e oportunidades do futuro.
Sem dúvida um grande exemplo de grandes oradores. Lembrem-se que cada vez é mais difícil que as pessoas se interessem por temas científicos, por isso estes cientistas desafiam-se constantemente para conseguir captar a nossa atenção, contando histórias sobre o mundo que ignorávamos por completo. Estas conferências continuam a ser bastante populares.

Conferências sobre as mais diversas temáticas com oradores tão reputados como Steve Jobs, o génio co-fundador da gigante milionária Apple. A vantagem desta página é a grande diversidade de temas, o feedback dos que assistem às conferências (muitas vezes especialistas no tema) e a disponibilidade de legendas em diversos idiomas para a maior parte dos vídeos.
Pessoalmente aprendo bastante com as ideias destes grandes homens e mulheres. Os teus temas são, quase sempre, actuais, pertinentes e bastante interessantes, é fácil tirar daqui ideias para o nosso blog (e também para a vida).

Um canal do youtube com conferências sobre diversos temas, como ciência, tecnologia e comunicação. É um canal bastante heterogéneo e com baixo nível de organização, no entanto não deixa de ser útil e interessante. O youtube está também a desenvolver uma tecnologia experimental de legendas bastante útil para quem não está familiarizado com o idioma.
Para começar recomendo uma conferência de David Rock sobre o funcionamento da mente. Não deixem que a extensão do vídeo vos assuste, é uma palestra muito interessante sobre como conhecer melhor o nosso cérebro para podermos ser melhores líderes.


Aguardo a vossa opinião. Assistir a conferências parece-vos uma opção interessante para ser um(a) melhor blogueiro(a)?

0 comentários:

Enviar um comentário

Leia os artigos antes de comentar.

E se quiser seguir a discussão basta clicar em "Subscrever por e-mail" para receber todas as novas mensagens deste artigo no e-mail.

Related Posts with Thumbnails