5 formas simples e poderosas de organizares a tua vida

A vida é incrivelmente curta... bem, pelo menos era o que eu costumava pensar. Mas a verdade que poucos estão dispostos a admitir é que a vida dura exactamente o tempo que tem que durar. O que fazemos com esse tempo, já é outra história.

A maioria das pessoas prefere esperar o momento adequado, a oportunidade ideal, o golpe de sorte perfeito. Enquanto passam pela vida sentindo que desperdiçam todo o seu tempo em tarefas inúteis.

Fotografia de Umberto Salvagnin

Eu costumava invejar a sorte das pessoas que me rodeavam, costumava sentir-me triste e deprimida. Cheguei mesmo a acreditar que tinha nascido sob a influência de uma estrela azarada e que todos os meus esforços estavam destinados ao fracasso!

Nem todos somos tão dramáticos nas nossas reflexões, mas aposto que, em algum momento da tua vida desejaste ter um pouco dessa sorte. Porque se a tivesses, nem que fosse por um breve período de tempo, a tua vida seria muito melhor.

Detesto ser eu a dar-te a má notícia: esse tipo de sorte não existe! É um conceito inventado, que apenas nos faz sentir bem quando não fazemos absolutamente nada para lutar pelos nossos sonhos. Aquilo que desejas não vai simplesmente cair no teu colo ou bater à tua porta. A verdadeira sorte exige um pouco mais de suor que a sorte a que nos habituaram os contos de fadas.

O poder da organização

"Tendemos a sobrestimar aquilo que somos capazes de completar num só dia, e a subestimar o que podemos alcançar em largos períodos de tempo."

Chris Gillebeau autor do blogue "The Art of Non-Conformity"

Todos nós temos objectivos e sonhos que gostaríamos de concretizar. Mas o tempo parece estar contra nós. Entre dormir, comer, trabalhar, ver televisão ou navegar pela internet as horas parecem escapar-nos por entre os dedos.

Por isso é tão importante aprender a gerir o nosso tempo e as nossas prioridades, caso contrário, perseguir os nossos sonhos será como arremessar um peso de olhos vendados. Só há uma coisa a fazer: rezar para que este alcance o seu destino!

Organizar a nossa vida é aprender a aproveitá-la ao máximo respeitando-nos a nós próprios. Além disso é uma tarefa divertida que nos permite poupar imenso tempo identificando e eliminando as actividades que já não são úteis para nós.

Deixo aqui algumas dicas fáceis de aplicar para começares hoje a organizar a tua vida!

1) Torna claros os teus objectivos


É impossível alcançar algum nível de organização se não sabes onde queres chegar. É como começar uma viagem sem destino: como vais saber que chegaste ao sítio certo?

Não te preocupes com os teus objectivos a largo prazo, concentra-te naquilo que desejas aqui e agora, concentra-te naquilo que mais te apaixona neste preciso momento. Escutar os teus verdadeiros desejos é uma tarefa que pode demorar o seu tempo, algumas pessoas demoram umas horas enquanto que outras tardarão algumas semanas ou até mesmo meses.

Eu demorei alguns meses a descobrir o que quero para a minha vida neste momento. Tive que livrar-me de muitas crenças e ideias que já não me serviam. Mas valeu a pena, porque esta tarefa é como uma limpeza de verão: custa, mas no final ficarás apenas com os objectos verdadeiramente valiosos, livres da poeira que os escondia da tua vista.

2) Por favor, escreve!


A maior parte das vezes que eu sugiro que a escrita é forma mais simples e eficaz de organização ouço a mesma resposta: isso não funciona para mim! A minha dúvida é: alguma vez o tentaste?

Por muito impressionante que seja o nosso cérebro a nossa capacidade de memória não é infalível. A maioria das ideias que temos, por muito boas que sejam, escapar-no-ão sem bilhete de regresso se não as escrevermos imediatamente. Isto é a verdade para mim, para ti e até mesmo para o presidente Obama!

Fotografia de Daniel Sandoval

Não é necessário um particular talento para escrita. É uma questão de hábito, e criar um hábito não é como tomar uma decisão, é preciso paciência e perseverança. Mas no fim vale a pena, porque: o que é o peso de um bloco de notas no bolso comparado com o peso da culpa por deixar escapar grandes oportunidades?

3) Mantém por perto as tuas ideias
Eu escrevo bastante, e houve uma época da minha vida em que escrevia em todos os sítios possíveis e imaginários. Tinha bastantes boas ideias, mas de nada me servia se depois não conseguia encontrar esses rascunhos.

Portanto, uma das lições mais importantes que aprendi à custa disso foi: mantém esses apontamentos no mesmo sítio e sempre perto de ti! Não importa o suporte que usas (papel, telemóvel, computador), o importante é que tenhas isso sempre ao teu alcance.

4) Simplifica e mantém-te realista


Ninguém começa apontando para a Lua, apenas vais ficar frustrado se apontares demasiado alto. Mantém-te realista (não pessimista): é dando pequenos passos que se alcançam as grandes coisas.

Ter objectivos é o que dá sentido à vida, não interessa se estás a seguir o caminho certo ou errado, o importante é caminhar. No entanto, ter esses objectivos não é suficiente se não os dividires em pequenas tarefas que podes ir completando todos os dias.

Por exemplo, neste momento o meu blogue e a minha tese de mestrado são as minhas prioridades. Mas para avançar com ambos tenho que saber exactamente que passos tenho que dar! Por isso, faço sempre uma planificação semanal das minhas tarefas para ir de encontro aos meus objectivos.

"Não se pode construir uma casa pelo telhado!" (nem sem um plano...)

5) Utiliza as ferramentas


Organizar todos os objectivos a curto prazo num único local, visível e fácil de manejar pode ser um verdadeiro desafio. Mas, para isso já existem muitas soluções por aí.

Uma solução interessante é escrever mapas mentais! Para quem não está familiarizado com o conceito, os mapas mentais são diagramas/esquemas com uma grande variedade de utilidades: desde resolver problemas até à planificação de uma experiência.

Existem muitos programas na internet para construção de mapas mentais. Eu uso o FreeMind. Apesar de ter um aspecto tosco e de a navegação ser pouco intuitiva, este programa tem a óbvia vantagem de ser grátis e dar liberdade de guardar os mapas no computador e de imprimi-los sempre que necessites.

Se quiseres algo mais estético podes experimentar outros programas que têm uma versão gratuita disponível na internet: Mindjet, Mindomo e Mindmeister. Só experimentando é que encontras o ideal para ti.

Claro que se não usas muito o computador fazer um esquema à mão e colocá-lo num quadro no teu local de trabalho ou no teu quarto é mais do que suficiente.

Uma última dica...


O segredo de uma boa organização é ter sempre um plano! Mas deves estar sempre receptivo a alterações. Porque, muitas vezes, só descobrimos os atalhos quando começamos a percorrer o caminho.

E tu, que truques usas para organizar a tua vida?

4 comentários:

Yolanda | 22 de julho de 2010 às 19:17

Que ótimo texto, Ana! Muitas vezes, fico frustrada por não atingir minhas metas do dia e, lendo sua postagem, percebi que o que me tem faltado é organizar melhor as prioridades e anotar.
Obrigada por compartilhar.
Gostei do seu novo espaço!
Meu afetuoso abraço,
Yolanda

Ana Reis | 22 de julho de 2010 às 19:38

Muito obrigada pelo comentário Yolanda. É sempre uma óptima experiência partilhar as minhas ideias aqui no blogue!

Acredito sinceramente que saber gerir o tempo é o segredo das pessoas que alcançam os seus sonhos.

Eu também costumava ficar muito frustrada quando chegava ao final do dia sem atingir as minhas metas. Até que percebi que estava a pedir demasiado de mim. Nem sequer tinha um tempo para descansar!

É dando pequenos passos, com pequenos descansos pelo meio da nossa jornada diária que vamos longe sem esgotar as nossas forças.

Que bom que gostou do novo espaço :)

Boa sorte a organizar os seus sonhos!
Um abraço,
Ana

Unknown | 26 de julho de 2010 às 17:45

Olá Ana,

Interessante artigo, sobretudo a parte do escrever, ninguém acredita que seja útil, mas é, e muito.

A organização do tempo é um problema grave da nossa sociedade, existem muitas coisas a requerer a nossa atenção e por vezes é difícil manter o rumo.

Lá vou ter que experimentar o FreeMind ;)

Abraço. :)

Ana Reis | 26 de julho de 2010 às 18:00

Olá Pedro,
Muito obrigada pelo seu comentário! É uma grande verdade que agora pouca gente acredita na utilidade da escrita. Mas a escrita funciona quase como uma extensão da nossa memória e uma óptima forma de relembrarmos os nossos objectivos.

Um dos problemas desta sociedade é constante guerra por um pouco da nossa atenção. É preciso aprender a dividi-la bem, porque de repente tornou-se um recurso escasso e valioso.

Se precisar de alguma ajuda com o FreeMind é só avisar :)

Um abraço,
Ana

Enviar um comentário

Leia os artigos antes de comentar.

E se quiser seguir a discussão basta clicar em "Subscrever por e-mail" para receber todas as novas mensagens deste artigo no e-mail.

Related Posts with Thumbnails