Com que frequência devemos actualizar o nosso blogue?

Neste tema, a opinião de muitos dos blogueiros de sucesso parece ser unânime: para ter um blogue de sucesso é preciso trabalhar mais, suar mais e publicar mais do que todos os outros, se possível mais do que uma vez ao dia. Parece-me um óptimo conselho se ter um blogue é o único projecto a que te queres dedicar neste momento.

Mas se tens mais projectos há espera de serem concretizados não tens que desistir do teu blogue por eles. É possível ter um blogue de sucesso sem perder o sono por isso.

São boas as dicas que nos dão para ganhar uma boa reputação online, mas...
...temos mesmo que publicar todos os dias?

Dar uma injecção de conteúdo diária (muitas vezes, pouco interessante) aos teus leitores aumentará certamente o tráfego do teu blogue a curto prazo. A mensagem que estás a transmitir com esta estratégia é: "leiam o meu blogue, por favor leiam o meu blogue, olhem para mim, eu estou aqui, vou-vos encher o email, OLHEM PARA MIM". Sim, é esta a impressão inicial que o "navegante" ocasional terá do teu blogue.

Esta estratégia é usada por um muito conhecido meio de comunicação: a televisão. Eles perceberam que a atenção e o tempo do espectador são dois recursos muito escassos. E a competição por uma fatia desses recursos é bastante feroz. Ocasionalmente vais ter a atenção desejada, mas vais-te esgotar rapidamente porque competirás com uma verdadeira enchente de informação.

No entanto, na maior dos casos apenas conseguirás irritar e assustar os visitantes. Vê o vídeo seguinte para perceberes porquê...

Television is a drug. de Beth Fulton no Vimeo.

Acreditas realmente que os teus leitores vão ter vontade de regressar se adoptares esta atitude? Eu acredito que podes até desencorajar novos leitores.

Para além da óbvia falta de tempo que todos sofremos actualmente, se queres criar uma comunidade e não depender do visitante ocasional que encontra o teu blogue por vias travessas: publicar menos é melhor.

Porquê?

Produzir conteúdo original e de verdadeira qualidade é uma tarefa demorada que exige dedicação e criatividade. Uma tarefa difícil de completar todos os dias. E conseguir que os visitantes leiam esses artigos até ao final é uma tarefa ainda mais complicada. Por isso muitos blogueiros te dirão que escrever menos e dar menos informação em cada artigo é a única forma de conseguires leitores.


Eu não estou de acordo. Esta tem sido a atitude dominante em blogues e meios de comunicação e, por isso os conteúdos são cada vez mais superficiais e com menos qualidade e relevância. O caso mais fascinante é o das publicações cientificas. Certamente não é primeira vez que encontras uma notícia sobre ciência que te parece pouco importante, verdade?

Isto acontece porque o cientistas vivem muitas vezes pela regra do: "publicar ou perecer". E conseguir resultados realmente bons demora tempo. Esta situação provocou o conhecido "efeito salame", nome chamativo, não?

Significa que para publicar mais os cientistas pegam numa experiência relevante e dividem-na em fatias tão pequenas que, no final
    Não temos a visão geral do tema,
    E as descobertas parecem-nos insignificantes.


O mesmo princípio se pode aplicar aos blogues: publicar demasiado pode reduzir o valor do teu conteúdo à insignificância.

Fotografia de Luis de Bethencourt


Escrever menos não significa dar mais informação em menos tempo

Resumir informações complexas e, ao mesmo tempo manter o leitor interessado é uma tarefa complicadíssima. Normalmente, o artigo final estará repleto de frases para captar a atenção e pouca ou nenhuma informação relevante. Uma estratégia muito usada na pesca do salto e vara do atum!

Usa-se pouco engodo, mas o barco pesqueiro está constantemente a enviar jactos de água para a superfície para confundir os atuns, levando-os a acreditar que existe mais isco do que aquele que realmente há.

Isto pode funcionar ao princípio ou com novos visitantes, mas não funcionará durante tempo suficiente para criares uma comunidade. Nem o tempo suficiente para que a tua mensagem tenha um verdadeiro impacto na vida dos leitores!

Qual é a solução?

No final o importante não é quantidade de vezes que publicas. O importante é que tenhas uma frequência constante de publicação. Esta frequência só depende de ti, tens que encontrar o teu ritmo. E isso só se consegue experimentando: para garantir que esse ritmo não interfere com outros planos.

Fixar uma frequência de publicação e anunciá-la aos leitores transmite uma imagem de seriedade e fará que as pessoas se interessem mais por aquilo que tens a dizer. Além disso, saber que tens um prazo a cumprir é uma óptima forma de te manteres motivado!

No meu caso descobri que publicar uma vez por semana é a dose certa para que o meu blogue não interfira com outros projectos que tenho pendentes: como trabalhar na minha tese de mestrado e, futuramente encontrar um emprego.

Esta é a minha opinião, mas o meu verdadeiro conselho é que ouças todas as opiniões sobre o assunto que achares convenientes e sigas o caminho que achas que deves seguir.

4 comentários:

Yolanda Hollaender | 15 de julho de 2010 às 02:41

No início da leitura de sua postagem, fui direto ao vídeo, e dei muita risada, porque é a pura realidade o que acontece na TV. Depois, li atentamente a matéria e você abordou exatamente o que tenho observado nos blogues que visito: uma boa parte tem conteúdo interessante, mas percebo que outros fazem volume apenas.
Obrigada por compartilhar.
Meu abraço,
Yolanda

Anónimo | 15 de julho de 2010 às 18:39

Obrigada pelo comentário Yolanda! Fico contente que partilhe da minha opinião, sinceramente, acredito que a blogosfera tanto em Portugal como no Brasil ainda tem um imenso potencial de crescimento.

Mas actualmente as pessoas ainda não despertaram para a verdadeira utilidade dos blogues e a grande maioria dos autores apenas "fazem volume", como disse muito bem.

Mas também acredito que esta situação pode e irá mudar em pouco tempo.

Um abraço,
Ana

André Valongueiro | 22 de agosto de 2010 às 17:13

Olá, Ana!

Eu também já discuti um pouco esse assunto em meu blog alguns anos atrás. Eis os meu 2 centavos sobre o assunto:

Leitores e blogueiros: é realmente necessário atualizar diariamente?

Abraço e sucesso!

Ana Reis | 22 de agosto de 2010 às 22:39

Olá André,
Já tive a oportunidade de ler o seu artigo e estou completamente de acordo. Eu decidi ser um pouco radical nesse assunto: publico uma vez por semana porque preciso de tempo para estudar as matérias que quero explorar neste blog e ainda tenho outros projectos pendentes.
Sei que essa decisão tem dificultado o crescimento do blog, mas neste momento sinto que este é o ritmo ideal para mim. E também não quero inundar os meus leitores com mais conteúdo do que aquele que eles conseguem digerir.
Um abraço,
Ana

Enviar um comentário

Leia os artigos antes de comentar.

E se quiser seguir a discussão basta clicar em "Subscrever por e-mail" para receber todas as novas mensagens deste artigo no e-mail.

Related Posts with Thumbnails