O único que precisas de saber para triunfar

Certamente todos temos ambições e planos para o nosso futuro. No entanto, nem sempre somos capazes de dar aquele passo que nos porá no caminho certo. Eu já passei por isso: saber o que quero e não saber como o conseguir.

Procurei ajuda desesperadamente tanto entre os meus amigos, como nos meus colegas e professores, e finalmente nos livros... nunca encontrei em sítio algum algo que me indicasse o caminho a seguir.

No entanto, foi nesta busca que eu percebi o segredo mais importante para triunfar na vida:


Conhece-te a ti mesmo até ao mais ínfimo detalhe!
Fotografia de Rosh PR

Costumava ter uma profunda fé nos livros de auto-ajuda e sempre busquei o conselho de pessoas mais sábias e mais experientes e eu. E só por isso acredito que o que escrevo tem muito valor.

O verdadeiro triunfo só chega com uma verdadeira sabedoria. E a verdadeira sabedoria passa por admitires a tua própria ignorância. Só com essa atitude poderás adquirir um conhecimento verdadeiro e profundo de ti mesmo e da vida.

Por norma escondemos sempre a nossa ignorância por receio à humilhação. Rimos das piadas que não entendemos, acenamos com a cabeça mesmo perante assuntos que desconhecemos e suspiramos de alivio quando alguém tem a audácia de fazer aquela pergunta que tínhamos a pairar na nossa cabeça.

Eu já fui assim, e ainda o sou em grande medida. E é por isso que desejo partilhar contigo porque nasceu em mim o desejo de uma mudança profunda.

  • Admitir a ignorância provoca humilhação
E a humilhação é o quê ao certo? Na realidade é um estado de espírito, algo que sentes no teu íntimo. Ninguém te diz que estás a ser humilhado, é algo que percebes instantaneamente. Porque conheces bem as "regras" e a cultura da tua sociedade e sabes que tiveste um comportamento que degrada a tua imagem perante os outros.

Mas será que as pessoas que te rodeiam têm essa mesma sensação? Provavelmente, se tu deixares transparecer o teu incómodo.

Uma das lições mais importantes que aprendi na minha vida é que não podes mudar aquilo que os outros pensam sobre ti, mas podes mudar o que TU pensas sobre ti mesmo. Isso significa que só sentirás humilhação se assim o desejares. Se conseguires perceber esse sentimento e o que o provoca poderás mudar o que pensas sobre ele. Com isso ganharás um maior controlo sobre as tuas emoções e saberás que a humilhação acontece primeiro na tua cabeça.

Admitir ignorância não é dizer que somos tolos ou incapazes, é dizer: "eu quero saber mais!".
  • É necessário admitirmos a nossa ignorância?
Depende dos teus objectivos de vida. Há pessoas que passam pela vida tentando esconder os seus pontos fracos e têm vidas dignas e cheias.

Contudo, pela minha experiência pessoal sei que com essa atitude será mais difícil conseguir as coisas que mais queremos.

Como disse, ainda tenho vestígios desse comportamento, que se manifesta quando me sinto mais desconfortável com as pessoas que me rodeiam e com algumas situações. Mas das poucas vezes que decidi mudar essa forma de pensar percebi qual a vantagem de admitir a ignorância: aprende-se muito mais! E isso permitiu-me tornar uma pessoa mais sábia. O que me ajudou a encontrar novas oportunidades na vida.

  • Questionar e duvidar ajudam-nos a ser pessoas melhores
Ajudam-nos a ser pessoas mais sábias e a tirar maior partido das nossas vidas. Permite-nos ver além do imenso fluxo de informação que nos satura mas não nos enriquece. Mantém-nos activos pela vida fora.

No entanto, é necessário que nos habituemos a viver lado a lado com a incerteza e com a insegurança. Temos que aprender a gostar e acarinhar a nossa insatisfação, a vê-la como um sentimento positivo, aquele que nos vai motivar e obrigar a dar aquele passo que tanto tememos.

E sobretudo temos que estar conscientes de que essa deve ser uma atitude para toda a vida. Porque quanto mais sabemos mais nos tornamos conscientes da nossa ignorância e da imensidão de coisas que ainda queremos aprender.

Como muito bem me disse António Rodríguez de las Heras (podem ler aqui os seus excelentes textos), um professor meu:
O conhecimento é como um extenso oceano que nunca poderemos abarcar, mesmo durante toda a nossa vida. O que fazemos com essa vida é uma escolha nossa: podemos permanecer sempre no mesmo sítio, podemos deixar-nos afundar derrotados, podemos agarrar-nos a algo que nos dê a falsa sensação de terra firme ou, podemos nadar pelo prazer da descoberta e, com isso tornar-nos pessoas melhores.

Qual é a tua escolha?
Os comentários são todos vossos!

2 comentários:

Yolanda Hollaender | 3 de julho de 2010 às 19:47

Gostei muito do texto, Ana. Me faz refletir sobre meu próprio comportamento mediante situações deafiadoras, de conflito e até mesmo de auto-afirmação. No final das contas, percebo que tenho muito que aprender sobre mim mesma!
Meu afetuoso abraço,
Yolanda

Anónimo | 3 de julho de 2010 às 20:44

Obrigada pelo comentário Yolanda. Realmente nós somos os nossos mais importantes mestres. Basta termos essa atitude!
E eu também tenho bastante para aprender sobre mim mesma. É um caminho difícil mas muito compensador :)
Um grande abraço,
Ana

Enviar um comentário

Leia os artigos antes de comentar.

E se quiser seguir a discussão basta clicar em "Subscrever por e-mail" para receber todas as novas mensagens deste artigo no e-mail.

Related Posts with Thumbnails