Mamã, posso brincar com o teu iPad?

A tecnologia mudou a forma como vivemos o nosso dia-a-dia. Será mesmo assim? É um facto que muitos de nós já não conseguimos imaginar a nossa vida sem a televisão, sem o telemóvel e, mais recentemente, sem a internet.

Mas o que terá mudado realmente nas nossas vidas? Facilitou muitas tarefas e de facto levou a uma mudança profunda na nossa rotina. Mas não nos mudou a nós.
 
Fotografia de Ashpet

Pelo menos, não para já. Porque, para muitos os novos aparelhos são percebidos quase como uma nova forma de magia. Basta-nos pressionar um botão e algo acontece, sem termos que pensar em nada ou fazer qualquer esforço adicional.

Este desconhecimento causa fobia à tecnologia numa parte importante da população, mas, a maior parte das vezes as pessoas simplesmente não têm o interesse por questionar. Para essas pessoas o comando da televisão e mesmo o próprio telemóvel não são mais do que caixas negras que admiram apenas pela estética e pela utilidade. Como chegaram até às suas casas, onde foram fabricados, a que custo... é um mistério, e o melhor é que assim permaneça porque esses são assuntos para os fabricantes.

E assim continuamos a integrar cada vez mais tecnologia nas nossas vidas sem ser conscientes do seu verdadeiro potencial. Somos cada vez mais consumidores de ciência e tecnologia e cada vez menos criadores.

No entanto, não creio que o ritmo da mudança abrandará nos próximos tempos, porque o avanço técnico trará sempre uma maior compreensão do mundo que nos rodeia e isto levará ao desenvolvimento de novas tecnologias.

É mesmo assim?

Bem, se não fosse pelo microscópio e pela sua evolução todavia nos questionaríamos sobre a existência de seres como as bactérias e os vírus, e não teríamos evoluído na fabricação de vacinas. Se não fosse pelo telescópio não teríamos descoberto a imensidão do universo, embora pudéssemos sonhar com ele. Se não fosse pelos aviões as distâncias não teriam diminuído nem o comum dos humanos teria a oportunidade de explorar o mundo por si mesmo.

A ciência e tecnologia não só tornam a vida mais cómoda como desempenham um importante papel na nossa compreensão do mundo. No entanto, este último aspecto normalmente é ignorado para preservar audiências e os leitores dos meios de comunicação. Também costuma ser abordado de forma superficial em meios digitais, simplesmente porque as pessoas perderam a paciência e o tempo para se dedicarem à leitura.

Enquanto alguns podem defender que o conhecimento técnico e científico deve restringir-se aos cientistas, há muitos especialistas que pensam doutra forma. Talvez não o digam abertamente mas os seus esforços para divulgar a ciência falam por si.


Como é o caso do advogado e economista Eduardo Punset que agora dedica a sua vida à divulgação científica, com a publicação de vários livros artigos e com o seu programa Redes. Um exemplo mais conhecido é o do famoso político Al Gore, já todo uma marca na luta contra o aquecimento global. E mais próximo de mim está um cientista espanhol que colabora com o jornal Público e mantém um blogue com imensos seguidores: La Pizarra de Yuri.

Fotografia de Juampe López

No entanto, a "ignorância e o medo à tecnologia" não parecem ter mudado nos últimos tempos. E isto é um sinal de que a nossa sociedade ainda não evoluiu culturalmente.

É necessária uma mudança drástica na nossa cultura, senão apenas estaremos a contar as mesmas histórias em novos suportes.

Ainda é tão imenso o potencial da tecnologia, se a soubermos usar correcta e conscientemente. Se formos capazes de usar essas tecnologias como algo mais que um brinquedo que alegra o nosso dia, ou um instrumento de trabalho.

Sou consciente de que este problema não exactamente recente, mas continua a ser pertinente. Por isso gostava de saber a vossa opinião. Interessam-vos os avanços da ciência e tecnologia? Porquê?

Os comentários são todos vossos.

0 comentários:

Enviar um comentário

Leia os artigos antes de comentar.

E se quiser seguir a discussão basta clicar em "Subscrever por e-mail" para receber todas as novas mensagens deste artigo no e-mail.

Related Posts with Thumbnails