Inspire lentamente, inspire inspiração

Tenho a certeza que já todos notaram as grandes diferenças no blog. Ao longo deste mês (o primeiro desde que comecei a apostar de corpo e alma neste projecto) aprendi bastante, não só ao ler outros blogs mas também através dos vossos comentários e votações. Por isso: um muito obrigada a todos os que me ajudaram neste início de jornada. Cresci imenso com esta interacção!

O Blog Alternativo não será o título definitivo, é apenas uma fase de transição. E entretanto já estou a trabalhar num novo e decente título que exporei às vossas opiniões em breve!

Para celebrar este mês de trabalho (bom!) decidi começar a aplicar algumas das coisas que já aprendi, daí a mudança radical no aspecto do blog. Decidi adoptar um layout minimalista. Esta simplicidade é um reflexo das iniciativas que tenho tomado para disciplinar a minha mente. Com ela espero reduzir as fontes de stress na minha vida e aprender a relaxar.



Espero que todos se sintam tão relaxados quanto eu ao ver uma redução da complexidade desta página.

Se querem aprender mais sobre como alcançar um estilo de vida simples e relaxado recomendo:
    Think Simple Now
    Zen habits


São dois blogues de leitura obrigatória para quem deseja encontrar um pouco de calma nestes dias turbulentos.

Porquê a simplicidade?

Como consequência dum prolongado estado de stress e ansiedade fui acumulando preocupações desnecessárias ao longo da minha vida. Vivi durante anos num estado alterado sendo incapaz de me desligar do mundo que me rodeava. Atitude que só piorou quando comecei a usar com mais frequência o computador e a internet.

Em alguns dias menos bons pensei que o melhor para todos seria banir a tecnologia. No entanto, como mais tarde percebi, o tempo que "desperdiçava" à frente de televisão e do computador eram inteiramente culpa minha. Essa tecnologia apenas veio acentuar alguns dos meus defeitos!

Nesses dias sentia que estava a desperdiçar a vida e que o tempo me escorria entre as mãos como um fio de água, sem que eu fosse capaz de o agarrar. A angustia que sentia então era paralisante e acentuou a minha necessidade de não parar para conseguir atingir os meus objectivos.

Mais uma vez fiz a escolha errada, mas se não fosse por isso não teria percebido que, para não nos afundarmos no ritmo frenético da actualidade temos que aprender a relaxar. O que implica aprender a desligarmo-nos das tarefas que nos prendem e absorvem as nossas forças, permitindo assim que a nossa mente respire.

Porque é importante dar um descanso à nossa mente?


Com o asfixiante fluxo de informação a que estamos submetidos actualmente, raramente paramos para respirar. O que satura a nossa mente e diminui a nossa capacidade de analisar os acontecimentos e sermos criativos.

Devido a essa abundância vivemos iludidos pela ideia de que o "mais é melhor". No entanto, para o nosso cérebro o essencial é diminuir o fluxo de informação, dar-lhe tempo para processar novos dados e dar-lhe espaço para ser criativo. Nunca te aconteceu ter as melhores ideias quando estás a fazer as tarefas mais mundanas?

Isso é porque para que as boas ideias se possam formar tens de aprender a deixar de pensar em absoluto. Esta é uma técnica muito treinada em meditação e no yoga (entre muitas outras disciplinas que treinam a capacidade de concentração). No entanto são técnicas que requerem o controlo consciente da nossa mente: por experiência própria asseguro-vos que esse estado de silêncio é algo bastante difícil de dominar.

No entanto, não precisamos de ser mestres de yoga para aprender a acalmar o constante fluxo de pensamento. No dia-a-dia temos imensas oportunidades para dar o merecido descanso à nossa mente e assim, conseguir organizar a nossa vida de forma mais eficiente.

Estas são algumas das "técnicas" que aplico quando tenho um problema complicado ou quando quero sentir-me inspirada:

  • Beber uma chávena de chá
Chá, café ou chocolate, o importante é saborear uma bebida num espaço que nos inspire. Podemos ir para a nossa divisão favorita da casa, para o jardim, para a varanda ou mesmo para um café calmo. Este exercício simples pode ser o suficiente para acalmar a nossa mente. No entanto, é crucial que não tentemos conciliar esses minutos com a leitura do email ou com a televisão. Na realidade esta é minha forma favorita de acalmar!


Fotografia de Joakim Westin



  • Praticar exercício físico ao ar livre
Desde que comecei a correr no parque de manhã cedo descobri o momento favorito do meu dia para relaxar. Depois do exercício chego a casa cheia de ideias e motivação para trabalhar, realmente melhorou a minha vida e a minha produtividade.
Até à bem pouco tempo praticava exercício físico num ginásio, mas nunca me senti tão bem lá como me sinto quando corro no meio da natureza. Ouvir os pássaros e sentir o cheiro das árvores pela manhã foi algo que mudou a minha vida em apenas 5 dias. Não me cansarei de o recomendar!

  • Cozinhar
Talvez uma recomendação demasiado pessoal, no entanto é realmente um sentimento espantoso preparar os nossos próprios alimentos, sobretudo se forem frescos. Se aprendermos a relaxar enquanto realizamos esta actividade (talvez acompanhados por música) a nossa mente conseguirá afastar-se das preocupações que nos impedem de ver a resposta para os nosso problemas.

  • Tomar um banho
Muitas das minhas melhores ideias tive-as enquanto tomava um banho. O tempo de relaxamento por excelência pode fazer mais por nós do que simplesmente livrar-nos da sujidade. Basta aprender a não pensar em nada e a desfrutar desse momento só nosso.

E vocês, o que fazem quando querem relaxar?

2 comentários:

Micael Sousa | 13 de julho de 2010 às 11:58

Deixe-me dar os parabéns, apesar de apreciar informação mais técnica e documental o seu blogue emana uma simplicidade e calma cativante.

Já que este texto é sobre reflexão partilho aqui o que faço para encontrar a harmonia.
Quando algo me incomoda para para reflectir e pensar. Procuro interiormente o porquê do desconforto, especialmente as causas e razões. Tento desconstruir esse desconforto analisando e reavaliando a importância da suas razões procurando sempre uma solução. Quase sempre concluo que se tratam de acontecimentos e situações de importância mínima, havendo fácil resolução para eles. A ferramenta é sempre o optimismo e o planeamento de uma resolução.
O resultado é a subvalorização da razão do desconforto ou a identificação de uma solução.

Anónimo | 13 de julho de 2010 às 13:12

Obrigada pelo comentário Micael.

Normalmente, quando um problema não me deixa relaxar ou concentrar noutras tarefas (por muito que eu tente) também costumo parar para pensar.

E é como disse no seu comentário: "Quase sempre concluo que se tratam de acontecimentos e situações de importância mínima". Mas aprender a parar por vezes é o passo que nos falta para descobrir as verdadeiras razões por trás da nossa ansiedade.

Gostei bastante do seu blog. Vou estar atenta.

Um abraço,
Ana

Enviar um comentário

Leia os artigos antes de comentar.

E se quiser seguir a discussão basta clicar em "Subscrever por e-mail" para receber todas as novas mensagens deste artigo no e-mail.

Related Posts with Thumbnails