Como superar o cansaço e reencontrar a motivação

Sabes aqueles dias em que chegas a casa depois de um longo dia de trabalho e só tens forças para ligar a televisão? Aqueles dias que começam cheios de energia e boas intenções e acabam com uma sesta no sofá depois do jantar e uma agenda ainda mais preenchida que o dia anterior?


Napping | crédito: Not So Much



Ultimamente tenho tido muitos desses dias. E essa é uma rotina que tem degradado, lentamente, a minha motivação para escrever e para actualizar o blogue. Levanto-me de manhã, de cabeça fresca e mil ideias a bailar diante dos meus olhos... mas no final do dia toda essa energia é apenas uma lembrança que desaparece enquanto enterro a cabeça na almofada ao som dos programas do horário nobre.

Algumas pessoas dirão que não estava habituada à dura vida de trabalhador. Outras dirão que se acabou a boa vida e que a partir de agora os meus dias serão sempre estafantes e pouco produtivos. Outros dirão que na vida real não há lugar para cultivar as nossas paixões.

E por alguns dias eu concordei com essas pessoas. Deixei-me levar pela ideia fácil de que agora, com pouco tempo entre as mãos, ninguém me pode culpar por não prosseguir com os meus esforços. Ninguém me pode culpar por me dedicar apenas ao meu trabalho e abandonar projectos e paixões que fui alimentando nos últimos tempos. Ninguém me pode culpar por não querer trabalhar ao fim-de-semana. Ou de querer passar as horas que restam do meu dia colada à televisão...

Então porque continuo a sentir uma sensação de vazio depois de uma semana tão pouco produtiva?

Porque essas pessoas que me dizem para me dedicar ao trabalho e esquecer actividades paralelas estão erradas!

Vivemos para trabalhar. E penso que isso é uma questão cultural que atrasa muito o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. Passamos a semana a trabalhar até cair e passamos o fim-de-semana a criticar os nossos chefes, horários e condições de trabalho. Não há lugar para renovação nem para a inovação.


Superar uma rotina esgotante


Tem sido difícil para mim encontrar a energia para escrever depois de um longo dia de trabalho. E acredito que falta de energia física tem a capacidade para aniquilar a nossa motivação.

Por outras palavras, penso que a determinação apenas não tem o poder de superar o nosso esgotamento físico (a não ser em ocasiões muito especiais, como quando tememos pela nossa própria vida). E a própria determinação é, muitas vezes, camuflada pelo cansaço. Isso leva-nos a pensar que não estamos motivados, quando na verdade apenas estamos cansados.

Tenho lido bastante sobre produtividade nos últimos tempos, e por isso organizei uma lista das dicas que tiveram um impacto mais profundo no meu pensamento e na minha vida.
Um aviso antes de começar: nem todos concordam com as dicas que vou partilhar, assim como eu não concordo com muitas das dicas que se partilham por aí. Por isso, recomendo que experimentes e construas a tua própria opinião.


a) Alongamentos pela manhã


Quando a rotina nos esgota começam a abundar os dias em que acordamos cansados. E essa é uma sensação terrível que nos põe logo de mau humor pela manhã. Esse mau humor matutino vai manipulando o nosso pensamento e leva-nos a ver sempre o lado mau das coisas. E isso é algo que destrói a nossa imaginação, criatividade e, consequentemente, a nossa motivação.

Portanto é muito importante começarmos o nosso dia de uma maneira que nos inspire a dar o melhor de nós. Para isso eu costumo fazer uma série de alongamentos pela manhã. Não é nada muito elaborado, até porque não devemos forçar muito o corpo pela manhã, uma vez que estamos a regressar do sono e podemos provocar lesões acidentalmente.

Alongarmos os nossos músculos é uma forma diferente de despertar. E em vez de irmos cabisbaixos e “bocejantes” no caminho para o trabalho começamos o dia com energia, e é essa energia que nos permite manter a motivação.

Existem muitos vídeos no youtube com rotinas de alongamentos matutinos. Partilho convosco aquela que mais gostei.

http://www.youtube.com/watch?v=u49iIT4EyGo


b) Comer bem


Comemos todo o género de porcarias nos dias que correm. Porque a “junk food” é rápida, acessível, supre as nossas necessidades básicas e deixa um gosto bom na nossa boca.

Ou seja, tudo aquilo que valorizamos quanto estamos cansados e temos pouco tempo. E, na verdade, é quando estamos mais vulneráveis que tendemos a comer pior e isso apenas agrava a nossa sensação de cansaço. É como quando nos magoamos, podemos tomar um comprimido para as dores, mas ele não resolve o problema, apenas nos torna insensíveis a ele.

Eu não sou um exemplo a seguir no que toca a hábitos de alimentação. Mas esse é um objectivo pelo qual tenho lutado. E posso dizer que as mais pequenas mudanças na alimentação têm resultados espantosos. E acredita que a maioria das pessoas pensa que come de forma saudável, mas na verdade apenas se estão a iludir.

Comer pouco, muitas vezes ao dia. Evitar alimentos com açúcar refinado, especialmente pela manhã. Comer muitas frutas e vegetais. Preferir as carnes brancas e o peixe. Evitar carnes vermelhas, especialmente ao jantar. Evitar o café e beber muita água.

Apesar de nem sempre obedecer a estas simples regras sinto-me muito melhor comigo mesma quando o faço. Acredito que a forma como comemos afecta como nos sentimos ao longo do dia e, no fundo, afecta o nosso entusiasmo e motivação.

Recomendo: Alimentação saudável, um guia prático


c) Praticar exercício físico de forma regular


Durante muito tempo ignorei este conselho. De certa forma pensava que uma vida activa era mais do que suficiente para me manter em forma. Mas, à pouco tempo percebi que o exercício não só é importante para nos mantermos em forma.

A prática de exercício físico treina o nosso organismo para suportar maiores níveis de esforço. Isso faz com que a nossa rotina esgotante aos poucos deixe de consumir tanto as nossas forças.

Habituar o nosso corpo ao exercício, para além de libertar as já famosas endorfinas (que provocam bem-estar físico e psicológico), desenvolve a nossa resistência e permite-nos manter um alto nível energético ao longo de todo o dia.

Para isso não é preciso entrar a matar.  A quantidade de exercício deve ser algo a aumentar gradualmente. Porque demasiado esforço quando não estamos habituados ao exercício provoca lesões e diminui a probabilidade de tentarmos fazer do exercício uma rotina futura.
Portanto, no início, o importante não é quanto tempo consegues correr ou andar de bicicleta. O importante é praticar uma actividade ou rotina, mesmo que seja durante 10 minutos por dia. O importante é que o esforço seja constante e progressivo. Porque uma sessão de exercício muito agressiva pode fazer mais mal do que bem.


d) Descansar de forma correcta


Se não descansarmos de forma correcta, ou seja, sem a presença constante da internet e da televisão, corremos o risco de esgotar a nossa imaginação e criatividade. De certeza que já te aconteceu ter boas ideias no chuveiro ou enquanto cozinhavas.

Isto é porque essas actividades não são esgotantes a nível mental. São actividades que permitem à tua mente repousar. O mesmo não acontece com a televisão e com a internet. Porque estes meios preenchem os nossos sentidos e não deixam espaço para que a nossa mente vagueie. Por outras palavras, estes meios absorvem completamente a nossa atenção e isso é esgotante.

Uma boa forma de descansar é meditar. Porque meditar torna-nos conscientes dos pensamentos angustiantes que vão povoando a nossa mente como ervas daninhas. E ser conscientes aumenta a nossa capacidade de concentração e imaginação.

Outra boa forma de descansar é dar passeios, pela praia, pelo parque, ou por qualquer outro cenário que aches inspirador. Os passeios são mais refrescantes para nossa mente e motivação que muitos textos e vídeos sobre o assunto.


e) Primeiro o mais importante


Na verdade este é um dos hábitos explorado por Steve Covey no seu livro "Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes". E um dos mais significativos para mim.

Sou daquelas pessoas que gosta de comer primeiro a parte mais saborosa do bolo. Um mau hábito que nunca me dei ao trabalho de mudar. E é por isso que começar com mais difícil acabou por ser o que provocou maiores e mais importantes mudanças na minha vida.

Normalmente agendamos o nosso dia para começar pelas tarefas mais insignificantes. Como ver o email e as notícias. Essas tarefas não exigem nenhuma energia criativa mas consomem tempo e atenção e isso acaba por ter repercussões negativas na nossa capacidade de concentração.

Por isso começar o nosso dia realizando as tarefas mais difíceis altera por completo a forma como nos comportamos durante o resto do dia. Porque, para além de estarmos mais frescos no início do dia, ao conquistarmos as coisas mais importantes primeiro ficamos mais motivados para as nossas outras tarefas que são, à partida, mais fáceis de realizar.


f) Manter a postura e fazer intervalos


Esta dica é importante para quem trabalha sentado durante boa parte do dia (o que não é o meu caso neste momento). Enquanto estava à procura de emprego dedicava mais tempo a este blogue e isso implicava passar horas sentada a ler e a escrever.

Nesse período da minha vida notei que a minha postura se ia deteriorando lentamente. Apesar de eu praticar exercício físico de forma regular. Depois de muita pesquisa percebi que 1hora de exercício diário tem pouco impacto na nossa forma física se passamos o dia inteiro sentados.

O significa duas coisas:



  • Primeiro, devemos apostar numa boa cadeira que nos permita manter as costas direitas e os cotovelos ao nível do teclado do computador.
    Nos últimos tempos tenho usado uma bola de pilates para me sentar a trabalhar ao PC. Ao início era desconfortável, mas aos poucos fui notando que estava a fortalecer as minhas costas, por isso, a longo prazo, esta prática é algo que diminuí as dores de costas e de pescoço (as zonas mais afectadas para quem trabalha durante muitas horas ao computador).

Recomendo: 10 reasons to use an Exercise Ball as your chair
Working on a exercise ball
créditos: Phil Windley



  • Segundo, de nada nos vale praticar exercício intensamente durante 1hora se ficamos parados durante todo o dia. Por isso, o ideal é aprendermos a parar pelo menos, de hora a hora, e fazer alongamentos. Quem quiser ir mais longe pode mesmo manter perto de si uns pesos leves (1-5kgs) para ir levantando nesses intervalos.
    Estas pausas são essenciais para manter a nossa energia, saúde e, em último caso, a nossa motivação.

Espero que estas simples dicas sejam tão úteis para ti como o foram para mim. E espero que tenhas desfrutado muito deste Carnaval.

Ficarei feliz por saber a tua opinião sobre este tema!

17 comentários:

Jackie Freitas | 9 de março de 2011 às 14:52

Oi minha querida Ana!
Entendo tudo o que você quer dizer aqui, principalmente no que se trata à motivação, força e disposição para manter em dia nossas paixões! Não é fácil, amiga...nada fácil exercermos tantas atividades e chegar ao final do dia com o sorriso, brilho nos olhos e disposição para cuidar dos nossos pequenos hábitos! Muitas vezes nem queremos cuidar de nós...rsrs...só ficar largadas no sofá (como eu digo aqui: vegetando ou "jiboiando" rsrs)...
Outro dia estava eu aqui me cobrando exatamente isso.E sabe a minha conclusão? Meu primeiro comprometimento é comigo! De nada adianta escrever (no caso do blog) se eu mesma não me sinto bem e confortável para isso... Escrever por obrigação deixa de ser prazer e paixão e se torna mais uma das tantas dependências diárias que criamos. E temos responsabilidades, poxa! Temos família, contas, deveres....e temos nós! Nada é melhor do que nosso bem estar! Ninguém cuida dele por nós! É nossa responsabilidade cuidar da saúde e manutenção do próprio corpo!
Gostei muito das dicas, mas a que , para mim, é o princípio de todas, ou seja, faz com que as demais funcionem, é a do descanso... Nada como uma boa noite de sono para que as energias sejam recarregadas. Nada como uma boa "viagem espiritual", um encontro com nossas forças adormecidas ou esquecidas. Após uma boa noite de sono, começamos o dia melhor e todo o resto vai se organizando quase que automaticamente!
É ótimo quando essas constatações partem de nós, querida, e não quando partem de cobranças externas, que se tornam quase sempre em fardos pesados o obrigações que deixam de ser prazerosas.
Descanse, revitalize e faça tudo no seu tempo e ritmo!
Grande beijo,
Jackie

Yolanda | 9 de março de 2011 às 18:31

Amiga Ana,
É sempre um prazer ler suas Newsletters, pois você aborda temas cotidianos e dá sugestões de muita valia.
Eu me vi em várias situações que você descreveu, desde "acordando com 1000 ideias bailando à minha frente", até me ver esgotada "jogando paciência"... rs
Estar de bem com a vida e espantar o desânimo é algo que a gente tem que trabalhar dentro de nós...
Penso que devemos nos cobrar menos e andar mais devagar, sem pressa, permitindo-nos fazer nada para, então, recobrar a energia que precisamos para dar vazão à nossa criatividade.
Obrigada por compartilhar.
Meu afetuoso abraço,
Yolanda

Ana Reis | 10 de março de 2011 às 09:14

Olá querida Jackie!
Que bom ver que já consegues comentar no blogue :)
Gostei da palvra "vegetando", fez-me rir imenso. Tenho a impressão de que vegetar foi tudo o que fiz na semana passada e isso acabou por deixar um gosto mau na minha boca. Mas depois percebi aquilo que disseste, que o nosso primeiro compromisso é para connosco mesmos.
Estava a sentir-me sem forças para nada e o compromisso com o blogue apenas me estava a deixar mais frustrada. Estava a escrever por obrigação, por isso os meus textos saiam tão vazios que não tive coragem de os publicar.

E foi com esse gosto mau na minha boca que percebi que o meu cansaço apenas estava a gerar mais frustração, porque eu esqueci-me de me dedicar aquelas coisas que acho serem verdadeiramente importantes. No fundo, estava a perder o meu dia com coisas às quais não dou muito valor e isso magoou-me.

Mas depois de umas boas noites de sono reencontrei as minhas forças que andavam um pouco esquecidas. Por isso, eu concordo plenamente que um bom sono é a base de tudo. Dormir bem tem o poder de pôr as nossas preocupações em perspectiva. E sabes, foi isso que me permitiu olhar para a loucura em que se estava a transformar a minha vida e dizer: "basta, agora quem manda aqui sou eu!".

É incrível como as pessoas andam cansadas nos dias que correm. Acabamos por pôr de parte tanta coisa, e se não formos capazes de tomar as rédeas dos nossos pensamentos e da nossa rotina podemos, muito bem, ser consumidos por ela.

Muito obrigada pelas tuas palavras Jackie.
Um grande abraço

Ana Reis | 10 de março de 2011 às 09:26

Olá Yolanda! Que bom receber um comentário teu.
Eu pensei em escrever este artigo porque percebi que muita gente na minha vida andava a sentir-se consumida com a rotina. Penso que isso é um mal da sociedade do conhecimento em que vivemos. E é também um mal que acaba por ser cultural. E como tudo que é cultural é algo que dificilmente irá mudar a não ser que a mudança comece em cada um de nós.

Acredito que o potencial das pessoas muitas vezes fica adormecido por causa de uma rotina esgotante. E acredito que podemos superá-la sem precisar de abandonar os nossos actuais trabalhos. Basta ir implementando pequenas mudanças. Passo a passo. E continuar a acreditar que somos capazes de coisas verdadeiramente maravilhosas.

Um grande abraço ;)

Talita | 10 de março de 2011 às 18:29

Olá! Adorei esse texto, durante as férias li alguns similares, enquanto tentava me preparar pro temido retorno às aulas, rs...
Muito legal mesmo, adotarei algumas medidas,
beijos!

Ana Reis | 10 de março de 2011 às 23:01

Olá Talita :)
Muito obrigada pelo comentário! Espero que sejam úteis as medidas, sei que para mim foram. Mas a verdade é que, por vezes, nem todas as medidas se adaptam a nós. É por isso que é tão importante ganhar o gosto de estar constantemente a aprender formas de melhorar as nossas vidas e produtividade.

Um grande abraço

Jerfferson Manoel | 10 de março de 2011 às 23:55

Aprecio suas dicas. Parabéns!

keops | 11 de março de 2011 às 00:52

Adorei o texto. Grande parte das técnicas já conhecia, outras nem tanto. As que tenho mais dificuldade em manter e as que conheço melhor os benefícios são a alimentação e o exercicio físico regular. Embora esteja completamente ciente de como bem fazem ao corpo e à mente, perdi o hábito de fazer exercicio físico, e como estou muito tempo em casa a minha alimentação é horrível.

Faltam forças para melhorar mas vou tentar já amanhã dar um pulinho ao ginásio :)

Ana Reis | 11 de março de 2011 às 11:19

Olá Jerfferson, muito obrigada pelo comentário e bem-vindo ao blogue.
Fico feliz que as minhas dicas tenham sido úteis.
Um grande abraço

Ana Reis | 11 de março de 2011 às 11:33

Olá! Muito obrigada pelo comentário, bem-vindo ao blogue! Gostei muito de teres partilhado a tua experiência connosco.
Quando estava a trabalhar em casa caí em todos os erros que tu indicaste. Penso que sejam os erros mais comuns e os mais difíceis de superar. Fazer exercício é sempre complicado para quem ainda não criou um hábito e uma rotina. Para pessoas como tu recomendo vivamente desportos de equipa ou de contacto (tipo boxe ou karaté), porque se tiveres integrado numa turma, para além de conviveres enquanto praticas desporto sentes-te integrado e será muito mais difícil largar o compromisso com o exercício.
Falo por experiência própria, estar numa turma pode ser uma enorme fonte de motivação para nos mantermos em forma. Quanto à alimentação a mudança deve começar no supermercado. É uma questão de devorar informação sobre o tema e aprender a comprar as coisas correctas. Eu sou imensamente gulosa, por isso é que já evito comprar coisas que sei que, à partida não são saudáveis. E sei que vou sempre abusar dos "lanchinhos" por isso mesmo comecei por comprar snacks saudáveis.
Desejo-te imensa sorte com a tua mudança e se precisares dalgum conselho ou apoio sabes onde me encontrar.
Um grande abraço

Mayco Dias | 14 de março de 2011 às 14:45

Com certeza agir seguindo estas dicas, proporcionará uma melhor condição e disposição para realizar as atividades. Sem contar que são técnicas que melhoram a vida em um todo e todas as áreas dela. Muito importante mesmo.

Ana Reis | 14 de março de 2011 às 17:56

Olá Mayco, bem-vindo ao blogue e muito obrigada pelo comentário.
Tens toda a razão, implementar estas dicas melhora todas as áreas da nossa vida. Porque se não tivermos disposição e motivação para trabalhar pelos nossos objectivos acabaremos por ficar frustrados e isso poderá afectar as nossas relações pessoais (só para dar um exemplo).
Mas deve-se implementar de forma gradual. Porque por vezes nem precisamos de implementar todas as dicas, basta que apliquemos de verdade aquelas que se adaptam melhor ao nosso estilo de vida.
Um grande abraço

Alan Meneses | 15 de março de 2011 às 13:16

Bom Dia, Ana

Sou novo no mundo dos blog, e adoro escrever por este motivo comecei a "caçar" na internet textos interessantes e como é tratado, realmente seu texto chamou muito a atenção, pois me vi sim nestes dias de cansaço. É bom entrar e ler textos como este que nos faz ter vontade de levantar e fazer, para ter uma vida melhor.

Obrigado.

Alan Meneses

Ana Reis | 15 de março de 2011 às 22:25

Olá Alan, muito obrigada pelo comentário. E bem-vindo ao meu blogue :)
É sempre bom conhecer mais uma pessoa que se aventura na blogosfera. Visitei o teu blogue e parece-me que, com dedicação, é um projecto com pernas para andar. Mas lá está, se tens uma profissão exigente é fácil deixares-te levar por uma rotina esgotante.
Fico feliz que este artigo te tenha motivado. Desejo-te muita sorte para as tuas aventuras no mundo da escrita digital.

Um grande abraço

Alan | 14 de outubro de 2011 às 00:04

Parabéns pela matéria! Nunca havia encontrado um texto escrito de forma tão natural e inspiradora como este. Existem muitos autores ou escritores que comercializam informações como esta e acabam pondo em dúvida a sinceridade das palavras. Mas em suas palavras senti uma energia muito boa de sincera contribuição para o bem estar dos seus leitores.

Namaste.

Ana Reis | 1 de novembro de 2011 às 22:45

Olá Alan,
Um comentário refrescante, sem sombra de dúvida. Faço sempre um esforço consciente para manter a humildade e a sinceridade nas minhas palavras. No final de contas é difícil escrever sobre comportamento humano. É uma daquelas áreas cinzentas do conhecimento em que é possível duas pessoas terem opiniões opostas e estarem ambas certas sobre um determinado tema.
E penso que quem escreve sobre desenvolvimento pessoal deve ter sempre isso em mente. Não se deve escrever para ensinar, mas para partilhar aquilo que nos ajudou a superar certos obstáculos. E é isso que tento sempre fazer.

Um grande abraço

Anonymous | 18 de janeiro de 2012 às 18:26

estou cansada de tudo

Enviar um comentário

Leia os artigos antes de comentar.

E se quiser seguir a discussão basta clicar em "Subscrever por e-mail" para receber todas as novas mensagens deste artigo no e-mail.

Related Posts with Thumbnails