Ágora

Actualmente, depois de séculos de história, nasce a preocupação de iluminar as sombras do nosso passado e enaltecer personagens que permanecem esquecidas pelos caprichos do tempo. Principalmente em Espanha, tenho tido o privilégio de observar os crescentes e ricos estudos sobre as mulheres na ciência. Uma dessas mulheres - Hypatia - ganha agora vida pelo corpo e voz de Rachel Weisz, no filme de Alejandro Amenábar: "Ágora".
No século IV D.C. uma violenta revolta cristã assola as ruas de Alexandria, atingindo a famosa biblioteca,  o maior arquivo do conhecimento do Mundo antigo. Dentro dos seus muros, Hypatia luta pela preservação  dos documentos e contra a crua mentalidade da época, que despreza a inteligência de uma das primeiras filósofas ocidentais.
Com estreia em Portugal para princípios de Dezembro deste mesmo ano, acredito que este filme resgata um pedaço enterrado da nossa história. Nem todos os factos narrados serão reais, pela própria falta de informação desse período, mas este pequeno olhar para o passado poderá trazer-nos pistas sobre o nosso incerto futuro.

1 comentários:

Unknown | 18 de novembro de 2009 às 00:38

Gostei!
Quem diria que este pequeno poema te descreve tão bem...
Não deixas de me surpreender...

Paulo Tavares

Enviar um comentário

Leia os artigos antes de comentar.

E se quiser seguir a discussão basta clicar em "Subscrever por e-mail" para receber todas as novas mensagens deste artigo no e-mail.

Related Posts with Thumbnails