Confusión

Sempre tentei cultivar uma boa arte de escrita enriquecendo-me com leituras pesadas (mas nem sempre enfadonhas) e aventurando-me em assuntos nos quais a minha ignorância provou ser o maior dos pesos.


Mas estes computadores que não me deixam escrever o "til" começam a testar seriamente a minha paciência. Até agora tento ignorar esse facto e acredito ser capaz de lidar com ele enquanto espero que liguem a internet na minha casinha. Casinha essa que parece ter-se tornado mais pequenina com a chegada da minha 2ª companheira de piso, com três mulheres na mesma casa creio que alguns desastres e confrontos serão certamente inevitáveis.


E vamos ser sinceros, eu também não sou nenhuma flor que se cheire, que o diga a minha família. Podem, neste momento, sentir saudades minhas, mas voltem a perguntar-lhes se as têm depois de terem de me aturar durante 2 meses seguidos, tenho a certeza que a resposta será inesperada. Como todos os Homens sou uma criatura de hábitos, com a agravante de tender sempre a complicar as coisas simples e a sofrer com a ansiedade das coisas que estão ainda para acontecer.


Bem, já flutuei para bem longe daquilo que queria escrever.

Depois de uma noite mal passada, em que o sono só chegou com o raiar do dia, fui acordada pelo meu senhorio por volta das 9.30... atendi a chamada com a minha voz sexy completamente ensonada e confusa. Resulta que tive mesmo que me levantar e apressar porque queria "empadronarme" nesta bela parte afastada de Madrid chamada Getafe. Para quem não sabe (eu também não sabia), "empadronarme" é basicamente um papel que diz que estou a morar em Getafe e como tal tenho direito aos serviços comuns dos cidadãos (com cartão de saúde, etc.).

Em vez de ir para fila de horas que me esperava no "Ayuntamiento" (tipo junta de frgeuesia, câmara), o meu senhorio conseguiu meter-me lá por vias travessas para encurtar este processo nuns mero 10 minutos.

Mas onde quero eu chegar com isto? Não, não é enriquecer o vosso conhecimento acerca das burocracias deste meu novo país. Na verdade, quando estava a preencher os meus dados ocorreu algo do qual me avergonho, mas não me consigo impedir de o contar.

Quando cheguei à parte que diz país de origem adivinhem o que eu escrevi!? Tenho a certeza que ninguém acertou... A resposta correcta é: Portugual! Se não detectaram nenhum erro pode ser que o senhor que me "empadronou" também não o tenha notado, eu mesma só me apercebi quando saí toda feliz do edifício.


Cada vez me confundo mais, mesmo a escrever. Todo este post foi feito de "releituras" para apanhar as palavras em espanhol que não consigo já conter. Talvez venha a criar um blogue em espanhol à parte deste, uma vez que este país me deslumbra cada vez mais e, a ideia de realizar aqui um estágio não está assim tão distante.


Acordar a "hablar" espanhol, dizer os bons dias às minha companheiras em espanhol, falar com o meu senhorio e a sua família (ao menos quando eles chegaram a minha cara de sono já não era tão grave), "empadronarme"... como é possível que eu chegue ao fim do dia a escrever e falar bem ambas as línguas?

Ainda ontem há noite, quando liguei para os meus pais, estava a falar tão lentamente que parecia que estava a tentar esconder uma bebedeira... porque na verdade o meu cérebro já estava a formar todas frases em espanhol e creio que se sentiu um pouco ofendido com a súbita mudança de idioma.

Como dizia um irmão inglês em Taizé: "comecei por não falar francês, mas com o tempo fui aprendendo e agora resulta que não falo bem nenhuma das línguas (foi +/- isto)". Pelo andar da carruagem creio que terei um destino muito similar.
Até breve...

1 comentários:

Anónimo | 7 de novembro de 2009 às 11:12

Cuidado com tanto mulherido,em tao poucos metros quadrados.. Das duas uma: ou voces vão ser muito amigas e ninguem vos vai parar ou então os pratos, as tigelas e uns quantos cabelos vão pairar por casa.. eheheheheh


Beijos

Marisa Lopes
ARGONCILHE (tou a fazer propaganda)

:)

*****

Enviar um comentário

Leia os artigos antes de comentar.

E se quiser seguir a discussão basta clicar em "Subscrever por e-mail" para receber todas as novas mensagens deste artigo no e-mail.

Related Posts with Thumbnails