A reportagem e o retrato de Dorian Gray

Depois de um pacote bolachas Digestive de Chocolate de Leite (oferecidas pela minha avó), de uma noite curta, de um despertar atribulado, de uma manhã passada em frente ao portátil a escrever um trabalho, no qual senti um imenso bloqueio criativo que, durante dias não me deixou passar da primeira página. Depois da entrega desse trabalho (que ainda não percebi como fui capaz de acabar) em cima da hora... posso finalmente relaxar antes de agarrar num outro trabalho cujo o prazo de entrega é amanhã...

Ora, este medíocre trabalho que acabei de mandar ao professor não passa de uma reportagem de 3 páginas (sofridas) que descrevem os problemas que enfrentam agora as selvas amazónicas... eu sei, quem é que vai ler isso? Enfim, mas fiz o trabalho à mesma, e provavelmente fui a ultima a entregar. Gostava de dizer que valeu a pena o esforço e as poucas horas de sono, mas, sinceramente, não sei se é por ter passado tanto tempo a olhar para aquilo, já não consigo gostar.

A única frase da qual me orgulho é a primeira, que feita em poucos segundos fruto de uma repentina inspiração é bem capaz de ter aniquilado a minha imaginação para o resto da reportagem... Mas como é o ínicio que define se o leitor continua ou não a ler, ter começado bem nem é mau de todo.
Tenho tanto orgulho no raio da frase que a vou deixar aqui, só para que, daqui a muito tempo, ao reler as páginas deste blog me possa rir da altura em que uma simples frase bem concebida (se bem que com erros, uma vez que ainda não domino o espanhol escrito) era capaz de me fazer feliz:
"Al revés de lo que sucede al joven Dorian Gray, que nace del imaginario de Oscar Wilde, pintamos un cuadro de una Amazonias que no envejece, mientras la realidad se deteriora ante nuestros ojos, sin que seamos capaces de contrariar sus efectos."

Para quem desconhece este mítico personagem ou quer relembrar: Dorian Gray retrata uma época de hedonismo na qual vivia Oscar Wilde. Este jovem, cuja beleza é eternizada num retrato da autoria de Basil Hallward, apercebe-se, ao contemplar as suas feições retratadas, que a sua juventude não será eterna. Neste momento formula um desejo, o de permanecer para sempre como o pintor o eternizou.
O seu desejo acaba por se cumprir, e enquanto Dorian se afunda numa vida de pecados e perversões cada vez mais insanas, o retrato envelhece por ele, deformado pela passagem do tempo. No fundo, o quadro passa a ser a imagem fiel da sua própria alma.
O filme tem estreia marcada para 31 de Dezembro, segundo o site sapo.pt, e é daquelas estreias que eu não queria perder!


Até breve

3 comentários:

original_fleadog | 21 de novembro de 2009 às 18:36

muito obrigada por este trailer!!

estou em pulgas para ver o filme!!!

Unknown | 21 de novembro de 2009 às 18:48

E andam uns pais a criar uma filha para isto! Jornalismo Cientifico! e a terapia aos peixinhos onde é que fica no meio disto tudo? sinceramente...
Pelo menos falaste de um filme que sei quem vai adorar ver, a Elizabete claro, ou não fosse o seu livro de eleição.
Boa estadia por terras de nuestros hermanos!

Ica | 22 de novembro de 2009 às 21:09

bem Anusca mesmo grande frase de inspiração!podes crer que eu continuava a ler a notícia!! :D e se eu lia mta mais gente le :p

ve la é se esses momentos de inspiração acontecem sempre que tens de escrever!;)

beijito**

Enviar um comentário

Leia os artigos antes de comentar.

E se quiser seguir a discussão basta clicar em "Subscrever por e-mail" para receber todas as novas mensagens deste artigo no e-mail.

Related Posts with Thumbnails